“Estrelas do Douro” e “Margem Douro” vencem Concurso de “Lampreia à Bordalesa” e “Sável Frito”

24.º Concurso Gastronómico Sável e Lampreia

A prova realizou-se na CEA Quinta do Passal / Foto: Pedro Santos Ferreira

Os restaurantes “Estrelas do Douro” e “Margem Douro” venceram os prémios de “Lampreia à Bordalesa” e “Sável Frito”, respetivamente. A competição gastronómica inseriu-se na 25ª edição da Festa do Sável e da Lampreia.

A 24ª edição do Concurso de “Lampreia à Bordalesa” e “Sável Frito” contou com a adesão de 17 restaurantes na prova de lampreia e 13 na do sável. Após a prova do júri técnico, presidido pelo Chefe Hélio Loureiro, foram atribuídos os principais galardões aos restaurantes “Estrelas do Douro”, na categoria “Lampreia à Bordalesa”, e “Estrelas do Douro”, na categoria “Sável Frito”.

Foram ainda premiados os restaurantes “Choupal dos Melros” e “Figurino do Douro, na categoria de “Lampreia à Bordalesa”, e “Estrelas do Douro” e “Clube dos Caçadores”, na categoria “Sável Frito”.

A cerimónia de entrega de prémios realizou-se, pela primeira vez, no Centro de Educação Ambiental da Quinta do Passal, em Gramido.

“Esta Festa do Sável e da Lampreia pretende dar um impulso à economia local”

Marco Martins, presidente da Câmara Municipal de Gondomar, frisou, durante a entrega de prémios, a importância da Festa do Sável e da Lampreia para a restauração do concelho. “Esta Festa do Sável e da Lampreia pretende dar um impulso à economia local. Queremos juntar sinergias e potenciar o turismo e o concelho como uma porta de entrada no Douro”, referiu o edil.

Para o autarca gondomarense o sucesso do evento é “inegável”. O presidente da Câmara de Gondomar mostrou-se satisfeito por ver os restaurantes do concelho lotados.

Já o Chefe Hélio Loureiro, presidente do júri técnico da prova, sublinhou a honra por marcar presença no Concurso Gastronómico. “Estive na génese desta Festa do Sável e da Lampreia e posso afirmar que o tempo deu-nos razão. Ao fim de 25 anos fez-se um concurso que engradece Gondomar e a gastronomia portuguesa”, referiu o conhecido Chefe português.

Os vencedores ao Vivacidade:
António Lopes - Concurso Gastronómico Sável e Lampreia
António Lopes, proprietário do restaurante “Margem Douro”:

“O segredo [para vencer] são as mãos, o respeito pelo produto e a sua preparação. Este prémio é muito bom para o restaurante e é também uma responsabilidade para nós. Temos tido dias de casa, por isso, o concurso é importante para nós”

Daniel Lima - Concurso Gastronómico Sável e LampreiaDaniel Lima, proprietário do restaurante “Estrelas do Douro”:

“O segredo da lampreia é escolhermos um bom peixe, saber amanhar, limpar e tirar o paladar da água do rio. O prato deverá ser acompanhado com um bom vinho. O apuramento é o segredo”

Premiados:
“Lampreia à Bordalesa”
1 – Estrelas do Douro
2 – Choupal dos Melros
3 – Figurino do Douro

“Sável Frito”
1 – Margem Douro
2 – Estrelas do Douro
3 – O Clube dos Caçadores

, , ,