Executivo aprovou ciclovia ao longo da Ribeira da Archeira

Ribeira da Archeira - março 2019

Marco Martins, presidente do Município de Gondomar / Foto: Pedro Santos Ferreira

A Câmara Municipal de Gondomar aprovou, no dia 20 de março, por unanimidade, o projeto para a construção de uma via pedonal/ciclovia entre o centro de São Cosme e o rio Douro. A intervenção prevê um investimento superior a dois milhões de euros.

Em 2022, deverá ser inaugurado um percurso pedonal, mais ciclovia, entre o centro de Gondomar (São Cosme), a partir das traseiras do Multiusos, até ao rio Douro, ao longo da Ribeira da Archeira, num trajeto com 2,9 quilómetros que permitirá aos gondomarenses acederem à margem direita do Douro.

O projeto mereceu a aprovação do executivo da Câmara de Gondomar, por unanimidade, e será agora votado na próxima Assembleia Municipal.

“No fundo, este projeto é a ligação da cota alta (Multiusos) até à cota baixa (ETAR de Gramido). Sai das traseiras do Multiusos de Gondomar, atravessa a Rua da Extrema, acompanha a linha de água ao longo da Ribeira da Archeira, passa nas traseiras da Escola Marques Leitão e vem até Gramido. É mais um troço dos tais 20 quilómetros do circuito pedonal que queremos construir em Gondomar”, começa por dizer Marco Martins, edil gondomarense.

De acordo com o autarca, seguem-se os contactos com os proprietários e vai ter início o processo de expropriação das 32 parcelas que integram esta via pedonal.

“Todo este equipamento prevê equipamentos de manutenção, bebedouros, várias áreas de descanso e zonas com árvores. Este percurso terminará no topo norte da Quinta do Passal. Vamos tentar que a obra seja comparticipada, mas para já vamos avançar com fundos do Município. Poderá, no entanto, existir uma comparticipação em cerca de 30% da obra”, conclui Marco Martins.

Até ao final deste ano, a Câmara de Gondomar deverá avançar com a aprovação dos projetos de execução de novos parques urbanos descentralizados por todo o concelho.

, , , , , ,
Um comentário em “Executivo aprovou ciclovia ao longo da Ribeira da Archeira
  1. Parabéns.
    Tudo que for mais valia, para embelezar o meio ambiente, sem o adulterar e dele prazeiroso usufruto, é bom, muito bom para qualquer povo, neste caso para os Gondomarenses.Parabéns

    Todavia, para qualquer autarquia, a regra, para mim, deve ser o entre o receber e o dispender, mantendo-se o equilíbrio das contas e que destas, não se descure a preocupação de investir, o possível, em fatores de desenvolvimento económico, tendentes a diminuir níveis de desemprego, sempre prometidos em campanhas eleitorais, mas quase nunca cumpridos. porque sem emprego, sem rendimentos, não há passeios pedonais que alimentem corpos famintos! Silvino Figueiredo

Comments are closed.