Fânzeres perde uma farmácia, Rio Tinto ganha outra

As obras em Rio Tinto já começaram mas estão paradas devido a uma providência cautelar / Arquivo Vivacidade

As obras em Rio Tinto já começaram mas estão paradas devido a uma providência cautelar / Arquivo Vivacidade

A Farmácia da Bela Vista, em Fânzeres, vai ser transferida para Rio Tinto. A decisão foi validada pela Infarmed e tem parecer negativo da União das Freguesias de Fânzeres e S. Pedro da Cova que não quer perder mais um equipamento para a população.

A decisão já foi aprovada pela Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de saúde (Infarmed). A Farmácia da Bela Vista, na rua Alto de Barreiros, vai encerrar e dar lugar a uma nova na Avenida Doutor Domingos Gonçalves de Sá, em Rio Tinto. A transferência só ainda não se concretizou porque foi apresentada uma providência cautelar para impedir o avanço das obras.

“A população será a mais prejudicada com o fecho da farmácia”, considera Daniel Vieira

No entendimento da União das Freguesias de Fânzeres e S. Pedro da Cova “esta transferência, a concretizar-se, é negativa.” “Já emitimos um parecer a considerar negativa esta ação que corresponde ao encerramento de mais um serviço para a freguesia e será, naturalmente, a população a mais prejudicada com o fecho da farmácia”, revela ao Vivacidade, o presidente Daniel Vieira. “Estamos a falar de uma freguesia bastante populosa [23 mil habitantes] e achamos que esta transferência não deveria acontecer. É verdade que não dispomos de rácios e dados estatísticos mas, quando foi permitida que ela se instalasse não foi levantada nenhuma dessas questões e portanto também não compreendemos as razões porque é que ela agora está a ser transferida”, afirma o autarca.

Em 2009, Fânzeres viu encerrada a sua Repartição das Finanças e em 2013, a Estação de Correios. O presidente da União lamenta toda esta situação que considera “voltar atrás no tempo”. “Os dois encerramentos anteriores são serviços diferentes de carácter público e com objetivos diferentes, no entanto não deixa de ser um serviço. Neste caso e em muitas ocasiões, a abertura de farmácias resultou de exigências da população e portanto recuar é um passo atrás”, esclarece Daniel Vieira.

A freguesia de Fânzeres tem, neste momento, quatro farmácias ativas – para além da Farmácia da Bela Vista – e Rio Tinto possui 10 farmácias.

, , ,