Fânzeres/São Pedro da Cova: já há programa para as comemorações de Abril

Programação 25 de Abril - março 2019

Ivo Capas, do executivo da União de Freguesias / Foto: Pedro Santos Ferreira

A União das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova (UFFSP) vai assinalar o 45.º aniversário da Revolução dos Cravos com um vasto programa de atividades. Assim, de 5 de abril a 1 de maio há iniciativas para todos os gostos.

No total, a UFFSP vai promover 28 iniciativas alusivas ao 25 de Abril de 1974. O programa conta com eventos sociais, recreativos, culturais e desportivos organizados em parceria com o movimento associativo e as escolas de Fânzeres e São Pedro da Cova.

Do cartaz destacam-se iniciativas como a sessão “Resistência a Opressão”, protagonizada por Jorge Sarabando [24 de abril, 10h], na Escola Secundária de São Pedro da Cova; o espetáculo “Cantigas da Revolução”, pelos músicos José Barros, voz dos Navegante, e José Manuel David, Gaiteiros de Lisboa [24 de abril, 21h30], na cripta da Igreja de São Pedro da Cova; a exposição e debate “Maria Lamas, mulher de Abril”, com Luís Humberto Marcos, diretor do Museu Nacional da Imprensa, e Manuela Silva, do Movimento Democrático de Mulheres [30 de abril, 21h30], no Museu Mineiro de São Pedro da Cova;

“Neste território já damos, habitualmente, uma grande dimensão a estas comemorações, contudo, acreditamos que é necessário, mais do que nunca, anunciarmos Abril. O principal objetivo é afirmar os valores de Abril, não permitindo que esta época seja branqueada”, garante Ivo Capas, do executivo da UFFSP.

Entre as novidades, afirma-se o espetáculo “Abril em Nós” [5 de abril, 21h30], na Junta de São Pedro da Cova e os “Poemas de Abril”, pela Troupe de Palavras Vivas [26 de abril, 21h30], na Biblioteca de Fânzeres.

“Só faz sentido celebrarmos Abril em comunidade, junto das nossas coletividades e população. Em Fânzeres/São Pedro da Cova é mais um ano em que a União das Freguesias celebra o 25 de Abril com uma vasta programação e esperamos que a população possa aderir a todas as iniciativas que integram este programa eclético”, conclui Pedro Miguel Vieira, presidente da UFFSP.

A par das iniciativas já mencionadas, decorrerá ainda a tradicional sessão solene, que este ano terá lugar na Junta de Freguesia de Fânzeres e terminará na Junta de Freguesia de São Pedro da Cova.

, , , , ,