Federação das Coletividades dinamizou Concerto de Ano Novo

Concerto de Ano Novo / Arquivo Vivacidade

Concerto de Ano Novo / Arquivo Vivacidade

O Grupo Coral de FIDES – Orfeão de Valbom – e a Banda Musical de Gondomar foram os convidados para mais um Concerto de Ano Novo organizado pela Federação das Coletividades de Gondomar, desta vez na Escola Dramática Musical Valboense. O evento atribuiu também os vencedores do 15.º Concurso de Presépios.

Inicialmente previsto para o Auditório Municipal – onde habitualmente se realiza – o Concerto de Ano Novo realizou-se este ano na Escola Dramática Musical Valboense devido às obras no equipamento municipal. Emílio Ferreira, vice-presidente da Federação das Coletividades do Concelho de Gondomar foi o principal responsável pela organização do evento e falou ao Vivacidade. “Esta é a décima quinta edição. Os concertos realizam-se sempre neste formato. Chamamos as coletividades que têm tradições ao nível do coro e da banda filarmónica e, durante este evento, distribuímos os prémios dos concorrentes que participaram no nosso concurso de presépios de Gondomar”, contou o dirigente associativo.

Com a sala praticamente lotada, o Concerto de Ano Novo contou com a participação do maestro Luís Carvalhoso na Banda Musical de Gondomar e com a direção de José Paulo Freitas no Coral FIDES. Na inauguração do espetáculo houve ainda tempo para um minuto de silêncio em homenagem ao diretor associativo Licínio Oliveira, falecido recentemente.

Centro de Catequese do Sagrado Coração de Jesus vence Concurso de Presépios

A décima quinta edição do Concurso de Presépios da Federação das Coletividades teve este ano um aumento significativo na participação. “Este ano batemos o nosso recorde de participação com 42 participações. Temos que ter em conta a dispersão geográfica da Lomba até Rio Tinto. É um número claramente positivo que atesta a qualidade deste evento”, afirmou Emílio Ferreira, também presidente do júri que elege os melhores presépios do concurso.

Desta vez, o primeiro prémio foi para o Centro de Catequese do Sagrado Coração de Jesus e o segundo e terceiro para o Agrupamento de Escolas de S. Pedro da Cova e a Casa da Juventude de Gondomar, respetivamente.

, ,