Feira da Saúde de Baguim do Monte até 18 de março

XI Feira da Saúde de Baguim do Monte - março 2016

O evento vai na 11ª edição / Foto: Pedro Santos Ferreira

A 11ª edição da Feira de Saúde de Baguim do Monte conta, este ano, com uma programação alargada até ao dia 18 de março. Ana Sofia Antunes, secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência é convidada de honra da iniciativa.

Em 2005, nascia em Baguim do Monte a Feira de Saúde, iniciativa que pretendia alertar para a necessidade de construção de um Centro de Saúde naquela freguesia. Hoje, 11 anos depois, Nuno Coelho, presidente da Junta de Freguesia, garante que o objetivo “está prestes a ser cumprido”.

“Têm existido sucessivos adiamentos graças à burocracia mas o projeto está finalizado, estruturado e aprovado. Com a aprovação do Orçamento de Estado e, em conversa que tive diretamente com o primeiro-ministro e com o ministro da Saúde, posso garantir que a obra irá arrancar. Acredito que até ao verão a obra irá iniciar-se”, frisa Nuno Coelho em declarações ao nosso jornal.

Assim, de acordo com o autarca, a Feira da Saúde “cumpre o seu papel mas nem por isso se esgota”. Este ano, a iniciativa atinge a 11ª edição e traz uma programação alargada entre os dias 12 e 18 de março.

O destaque vai para a visita de Ana Sofia Antunes, secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, que irá marcar presença no dia de encerramento da Feira da Saúde.

“Vamos contar com a presença da secretária de Estado que vai apadrinhar a contratação de mais uma funcionária da Junta, portadora de deficiência. Será a nossa terceira funcionária com deficiência a ser contratada. Somos um caso raro de integração de pessoas com deficiência”, sublinha o autarca.

Caminhada solidária marcou arranque da programação

No dia 12 de março, cerca de 50 pessoas marcaram presença na tradicional caminhada solidária da Feira de Saúde de Baguim do Monte. Este ano o valor angariado pelos participantes reverteu na totalidade a favor da Liga Portuguesa contra o Cancro – Núcleo Regional do Norte. “Esta iniciativa, integrada na Feira da Saúde, é muito importante para apoiar financeiramente uma instituição que lida diariamente com dificuldades”, conclui Nuno Coelho.

Programação XI Feira de Saúde de Baguim do Monte

No dia 18 de março, das 14h às 17h, realiza-se o seminário “Integração Profissional da Pessoa com Deficiência”. Carla Vale, do Centro de Emprego de Gondomar, Verónica Vieira, da Associação Nuno Silveira, e Ana Alves, do Centro de Reabilitação Profissional de Gaia debatem a inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Ana Sofia Antunes, secretária de Estado, é a convidada de honra da cerimónia de abertura solene. O evento realiza-se na Junta de Freguesia de Baguim do Monte e tem início às 14h.

, , , ,