Festa do Sável e da Lampreia de 24 de fevereiro a 1 de abril

Festa do Sável e da Lampreia - fevereiro 2018

O fim de semana gastronómico é um dos pontos altos da Festa do Sável e da Lampreia / Foto: Direitos Reservados

A Câmara Municipal de Gondomar vai promover, de 24 de fevereiro a 1 de abril, a 27ª Festa do Sável e da Lampreia. O fim de semana e o concurso gastronómico serão os pontos altos da iniciativa.

A época do sável frito e da lampreia à bordalesa está de regresso a Gondomar. A partir do dia 24 de fevereiro, estas iguarias passam a constar no cardápio dos 20 restaurantes que aderiram ao tradicional concurso gastronómico inserido no 27ª Festa do Sável e da Lampreia.

A iniciativa continua a ser da responsabilidade do Município de Gondomar e traz como uma das novidades a dinamização de um showcooking do Chef Hélio Loureiro, após a apresentação pública, na véspera do primeiro dia do evento, na Casa Branca de Gramido.

“Este ano, para além das atividades tradicionais, vamos ter um showcooking do Chef Hélio Loureiro, que acompanha a iniciativa há muitos anos. Essa sessão vai abordar a confeção dos dois pratos e será, sobretudo, orientada para profissionais do setor, apesar de ser aberta à comunidade”, começa por referir Carlos Brás, vereador da Câmara Municipal de Gondomar.

A par deste showcooking, vai também realizar-se uma recriação histórica dedicada aos pescadores e à tradição da pesca em Valbom. Este momento será transmitido na televisão pública e vai envolver a participação de quatro ranchos folclóricos e pescadores que irão ceder as suas embarcações.

O fim de semana gastronómico, a realizar nos dias 10 e 11 de março, vai manter-se junto à Casa Branca de Gramido, em Valbom, permitindo a possibilidade de participar na Rota da Filigrana.

“Queremos, além de manter a tradição, valorizar a atividade piscatória. Antes do turismo já existia esta atividade e é fundamental que as duas consigam conviver uma com a outra. Queremos valorizar a pesca, os pescadores e os restaurantes de Gondomar. É esse o nosso objetivo”, reitera o autarca.

O programa contempla ainda a realização três concertos, no próximo mês.

Posto de Controlo e Registo de Pescado abriu nova temporada
Pelo quarto ano consecutivo, o Posto de Controlo e Registo de Pescado abriu para nova temporada. Desta forma, até 30 de abril, os pescadores terão possibilidade de registar a sua atividade em Ribeira de Abade, Valbom.

Este ano, os registos serão enviados via eletrónica para a Docapesca, o que permitirá agilizar o processo de contabilização e comunicação às autoridades.

Em 2017, foram registadas 4192 lampreias – número recorde – com um valor global de cerca de 40 mil euros.

Refira-se que esta infraestrutura resulta de uma parceria dos pescadores, Município de Gondomar, Docapesca e Vianapesca.

Programa de animação da 27ª Festa do Sável e da Lampreia:
10 de março
12h – Duo Joana Estrela e Paulo Barros – Piano e Voz
14h – Encenação histórica sobre a tradição piscatória de Valbom
20h30 – Concerto Diana Basto 

11 de março
12h – Concerto 4 Claves

Valboeiros são para proteger
Ao Vivacidade, Carlos Brás garantiu que a Câmara Municipal de Gondomar está “ciente da importância histórica e cultural do valboeiro”, embarcação típica dos pescadores de Valbom. “Nem todos os municípios podem gabar-se de ter uma embarcação típica dos seus territórios. Este ano, também vamos adquirir a construção de um valboeiro que ficará exposto durante o fim de semana gastronómico”, sintetiza Carlos Brás.

, , , , ,