Festa do Sável e da Lampreia: fim de semana gastronómico tem duas edições

Festa do Sável e da Lampreia - março 2019

Festa do Sável e da Lampreia realiza-se junto à Casa Branca de Gramido / Foto: Direitos Reservados

Nos dias 30 e 31 de março e 6 e 7 de abril, o sável e a lampreia voltam a estar em destaque junto à Casa Branca de Gramido, em Valbom. Pela primeira vez, durante dois fins de semana, estas iguarias voltam a chamar a Gondomar milhares de visitantes.

Está prestes a ter lugar o primeiro fim de semana gastronómico integrado na 28ª Festa do Sável e da Lampreia, iniciativa promovida pelo Município de Gondomar.

Aliado a um programa de animação próprio, a vasta oferta gastronómica, preços convidativos e muitos prémios configuram-se como principais atrativos aos milhares de visitantes registados em edições anteriores.

“O que se procura fazer e tem vindo a ser consolidado é aproximar os fins de semana gastronómicos ao rio, aproximando o recurso do seu local de origem. Mais do que mera culinária, a gastronomia é, cada vez mais, uma experiência e, nada melhor do que uma bela paisagem, um bom programa de animação e um serviço de qualidade para acompanhar uma refeição”, afirma Carlos Brás, vereador do Turismo do Município de Gondomar.

Os dois fins de semana gastronómicos vão contar ainda com um espetáculo de recriação protagonizado pelo Grupo Etnográfico de Valbom, que evocará o papel dos pescadores de Valbom. Além disso, estão também previstas visitas diárias à Rota da Filigrana, das 14h às 17h, na Casa Branca de Gramido.

“A opção por dois fins de semana gastronómicos visa a rentabilização do esforço logístico e de recursos humanos, quer por parte do Município, quer por parte dos restaurantes aderentes. Pretendemos, por isso, avaliar o impacto que esta inovação terá para podermos decidir se esta permanece”, conclui o autarca.

Recorde-se que a 28ª Festa do Sável e da Lampreia conta com a participação de 21 restaurantes de Gondomar. Os fins de semana gastronómicos têm entrada livre.

, , , , , ,