Festas a São Brás animaram Baguim do Monte no início de fevereiro

Festas a São Brás - fevereiro 2018

A população baguinense voltou a homenagear São Brás / Foto: Pedro Santos Ferreira

A procissão e o povo saíram à rua para ver o santo, São Brás, a passar. Foram milhares a assistir ao ponto alto das festividades, que voltaram a eleger os melhores rojões e papas de sarrabulho à moda de Baguim do Monte.  

Entre os dias 28 de janeiro e 4 de fevereiro, não faltaram iniciativas em Baguim do Monte. A freguesia voltou a homenagear São Brás de diversas formas.

As solenidades arrancaram com a 8ª cerimónia de entronização dos novos confrades e confreiras da Confraria Gastronómica “Rojões e Papas de Sarrabulho” à moda de Baguim, irmandade responsável por divulgar e proteger estas iguarias. O ato fica para história desta confraria, tendo estabelecido o número recorde com a entrada de 20 novos membros de vários quadrantes da sociedade gondomarense. No total, a irmandade conta já com 100 elementos.

Ao 8.º Grande Capítulo, seguiu-se a procissão, no dia 3 de fevereiro. O cortejo religioso juntou novos e velhos num ato simbólico de fé e devoção, que teve início e fim na Igreja Matriz da freguesia. À noite, o Largo de São Brás recebeu um espetáculo musical da Gondomar Band.

O último dia ficou marcado pela cerimónia de entrega de prémios do 19.º Concurso Gastronómico dos Rojões e Papas de Sarrabulho de Baguim do Monte. Este ano, o desafio envolveu 17 restaurantes e cafés.

Registe-se ainda a participação da Banda de Música da Associação Cultural e Musical de Baltar, do Rancho Folclórico de Gens, o Rancho Folclórico D.C. “As Farrapeirinhas” de Baguim do Monte e o grupo 100 Sentidos.

As Festas a São Brás são organizadas pela Confraria do Sagrado Coração de Maria e São Brás, Confraria Gastronómica de Baguim do Monte e Arco do Bojo. As festividades contam também com o apoio da Câmara Municipal de Gondomar, Junta de Freguesia de Baguim do Monte, Junta de Freguesia de Rio Tinto, Lipor e Associação Comercial e Industrial de Gondomar.

, , , ,