Festas a São Brás: procissão trouxe milhares às ruas de Baguim

D. António Francisco dos Santos em Baguim

D. António Francisco dos Santos, bispo do Porto, foi o convidado de honra das Festas a São Brás / Foto: Pedro Santos Ferreira

A procissão em honra a São Brás, realizada a 3 de fevereiro, foi o ponto alto das festividades de Baguim do Monte. A habitual missa solene contou este ano com a presença de D. António Francisco dos Santos, bispo do Porto.

As Festas a São Brás arrancaram a 31 de janeiro com a cerimónia de entronização dos novos confrades e confreiras da Confraria Gastronómica “Rojões e Papas de Sarrabulho” de Baguim do Monte. Após a cerimónia seguiu-se o tradicional convívio com os pratos típicos da freguesia na Quinta da Igreja, em Fânzeres.

No dia 2 de fevereiro coube a Paulo Ribeiro, da Banda Lusa, atuar no Largo de São Brás. O concerto contou com cerca de 100 pessoas no local central da freguesia.

Já no dia 3 de fevereiro, ponto alto das festividades, realizou-se um concerto da Banda Musical de S. Cipriano (A Nova) de Resende, pela manhã. Seguiu-se a tradicional missa solene celebrada por D. António Francisco dos Santos, bispo do Porto. Pela hora de almoço reuniu-se o júri do 17.º Concurso Gastronómico Rojões e Papas de Sarrabulho de Baguim do Monte, no Largo de São Brás, para a prova dos pratos dos 15 restaurantes e cafés em competição. Para a tarde ficou reservada a procissão que trouxe milhares de pessoas às ruas de Baguim.

Churrasqueira de Baguim venceu prémio combinado

Churrasqueira de Baguim venceu prémio combinado / Foto: Pedro Santos Ferreira

Churrasqueira de Baguim conquistou prémio combinado do concurso gastronómico

No dia 5 de fevereiro realizou-se a entrega de prémios do 17.º Concurso Gastronómico Rojões e Papas de Sarrabulho. A Churrasqueira de Baguim foi distinguida com o prémio combinado e arrecadou ainda o 1.º prémio na categoria “Papas de Sarrabulho”.

A distinção máxima da categoria “Rojões” foi para a Tentação das Bifanas.

Paulo Araújo, responsável pela irmandade, destacou a “aposta ganha” no concurso gastronómico. “Vamos continuar a defender a nossa receita e esperamos um dia vir a realizar um evento de grande envergadura”, afirmou o confrade.

Por sua vez, Carlos Brás, vereador da Câmara Municipal de Gondomar, destacou a importância da gastronomia e dispôs-se a ampliar o concurso. “O Município está disposto a ampliar a divulgação deste prato típico de Baguim do Monte”, referiu o autarca.

Premiados do 17.º Concurso Gastronómico:

Prémio Combinado:
Churrasqueira de Baguim

Papas de Sarrabulho:
1.º – Churrasqueira de Baguim
2.º – Café Lareira
3.º – Bem Me Quer

Rojões:
1.º – Tentação das Bifanas
2.º – Restaurante O Cardeal
3.º – Art’ Rocha

, , , ,