Festas aos Padroeiros São Pedro e São Paulo animaram São Pedro da Cova

O “marchódromo” recebeu várias coletividades / Foto: Pedro Santos Ferreira

Entre os dias 28 de junho e 1 de julho, as Festas aos Padroeiros São Pedro e São Paulo atraíram milhares de pessoas à vila de São Pedro da Cova. O regresso das marchas populares e os espetáculos do humorista João Seabra e do músico Augusto Canário foram os pontos altos da programação.  

No dia 1 de julho, terminaram as Festas aos Padroeiros São Pedro e São Paulo. O programa das festas encerrou com uma sessão de fogo de artifício, após o concerto do artista musical Augusto Canário e a sua banda com centenas de pessoas a assistir.

Antes, tinha passado pela vila de São Pedro da Cova o bispo do Porto, D. Manuel Linda, que presidiu à missa solene em honra dos padroeiros, no mesmo dia em que teve lugar o Encontro de Folclore dos Grupos de São Pedro da Cova e Fânzeres, seguido do espetáculo do humorista João Seabra.

O dia 30 de junho ficou marcado pela entrega de prémios do 35.º Concurso de Quadras Populares a São Pedro. A cerimónia decorreu no auditório do edifício da Junta de Freguesia de São Pedro da Cova.

Mais uma vez, a União das Freguesias prestou reconhecimento aos 117 participantes que totalizaram 449 propostas. O júri foi constituído por Clarinda Santos, Ivone Sousa e Jerónima Santos. Os grandes vencedores foram os pseudónimos Trovador (Maria Brito Neto – Lisboa) e Zebra (Nelson Rio Marques – São Pedro da Cova).

O dia terminou com as tradicionais Marchas Populares. Participaram nas marchas a Associação Recreativa Cultural e Desportiva Vila Verde, o Grupo Folclórico e Etnográfico de São Pedro da Cova, a Associação Recreativa Cultural e Social Silveirinhos, o Rancho Folclórico do Passal, o Grupo Zés Pereiras do Passal, a Associação Recreativa Desportiva e Cultural da Mó e a Associação Social Recreativa Cultural dos Moradores do Conjunto Habitacional da Gandra.

No último dia, antes do encerramento das festas, realizou-se a procissão solene com a participação da Banda de Música e Fanfarra. As Festas a São Pedro e São Paulo foram organizadas pela Comissão de Festas de São Pedro da Cova e União das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova, com o apoio da Câmara Municipal de Gondomar, comércio e empresas locais.

, , , ,