Festas de Gondomar até 12 de outubro

Concerto de José Cid e alterações no programa marcam Feira das Nozes de 2014

Feira das Nozes, Gondomar / Foto: Ricardo Vieira Caldas

Feira das Nozes, Gondomar / Foto: Ricardo Vieira Caldas

Começaram a 13 de setembro as Festas do Concelho de Gondomar. Considerada uma das maiores romarias do norte de Portugal, a edição deste ano traz o já habitual vasto programa de cariz religioso mas também profano. José Cid é um dos destaques para este ano – com um concerto na noite de 3 de outubro – assim como a 1ª Noite Branca de Gondomar – já realizada -, a Feira do Livro, a procissão e o fogo de artifício.

É quase um mês de festa. A Romaria do Rosário teve início a 13 de setembro e só terminará a 12 de outubro, altura em que se vai realizar a última missa em honra de Nossa Senhora do Rosário e dos padroeiros S. Cosme e S. Damião. Este ano, as Festas abriram com a Noite Branca, a 13 de setembro e a última iniciativa será para o programa televisivo “Portugal em Festa”, da SIC, com início às 14h do dia 12 de outubro. Mas até lá, não faltam atividades, exposições, gastronomia e as tradições religiosas [consultar programa].

Redução de 40 mil euros no orçamento

Feira do Livro de Gondomar 2014 / Foto: Pedro Santos Ferreira

Feira do Livro de Gondomar 2014 / Foto: Pedro Santos Ferreira

Em entrevista ao Vivacidade, o vice-presidente da Câmara Municipal de Gondomar (CMG), responsável pelo pelouro da Cultura e um dos responsáveis pela organização das Festas comentou o programa para este ano. “É uma festa com séculos de história que não pode ser menosprezada. Ainda assim conseguimos uma redução de 40 mil euros [orçamento de 2013: 198 mil euros] em relação ao ano anterior, mas achamos que o programa deste ano não fica atrás do programa dos anos anteriores”, referiu. “As Festas do Concelho são resultado de um trabalho de vários meses feitos em conjunto com a Confraria. Claro que aproveitamos o trabalho dos anos anteriores e a experiência dos membros da Confraria, mas também procuramos acrescentar algumas alterações que consideramos pertinentes, como a localização da Feira do Livro”, acrescentou. Esta é, aliás, uma das alterações para este ano. A Feira do Livro – que começou a 13 e termina a 20 de setembro – deixou o Largo do Souto e passou a realizar-se na Biblioteca Municipal. “Resolvemos aproveitar a biblioteca para realizar a Feira do Livro e uma Semana Cultural com teatro, poesia, workshops de dança”, explicou o autarca.

Caldo de Nabos “transferido” para Gramido

Outra das modificações feitas pela CMG e Confraria no programa deste ano diz respeito ao Concurso Gastronómico “Hoje Há Caldo de Nabos”. A oferta do famoso caldo à população vai deixar de ser feita e o concurso vai ser centralizado na Casa Branca de Gramido, um espaço que, aliás, passa a integrar as comemorações do Rosário. Luís Filipe Araújo explicou ao Vivacidade que “muita gente apenas ia ao Caldo de Nabos para ficar com as malgas e iam duas ou três vezes.”

, , , , , ,