Festas do Concelho: milhares de visitantes marcaram a Romaria

Festas do Concelho 2017 - outubro 2017

A procissão continua a ser o expoente máximo das festividades / Foto: Pedro Santos Ferreira

A Feira das Nozes terminou a 7 de outubro, após mais de mês e meio de festa em Gondomar. A edição deste ano ficou marcada pela visita de milhares de visitantes, concertos, exposições, conferências, entre outras iniciativas.

As Festas do Concelho 2017 terminaram no início de outubro. Os últimos dias da programação ficaram marcados pela realização da 18ª Feira das Tasquinhas, novamente dividida por dois fins de semana, no Mercado Municipal de São Cosme, tendo sido inaugurada por Marco Martins, presidente da Câmara Municipal de Gondomar, e Manuel Pinto, presidente da Federação das Coletividades do Concelho de Gondomar, no dia 29 de setembro.

Nessa noite realizou-se também o concerto da fadista Mariza, na Via Direcional. O momento musical contou com a presença de milhares de pessoas que se juntaram à voz de Mariza por diversas vezes.

Destaque ainda para uma iniciativa de inédita, a exposição “As Venerandas Senhoras de Gondomar”, patente na Biblioteca Municipal de Gondomar.

O grandiosa sessão de fogo-de-artifício teve lugar na noite de 30 de setembro para 1 de outubro.

O início deste mês ficaria ainda marcado pela grandiosa procissão de louvor e honra a Nossa Senhora do Rosário e aos padroeiros São Cosme e São Damião.

A encerrar, os Capitão Fausto vieram ao anfiteatro do Largo do Souto, a 6 de outubro, dar um concerto com lotação esgotada.

“Este ano voltamos a ter mais gente do que no ano anterior”
Ao Vivacidade, Luís Filipe Araújo, vice-presidente da Câmara Municipal de Gondomar, mostrou-se satisfeito com a adesão obtida nas Festas do Concelho.

Segundo o autarca, a romaria voltou a ser um sucesso com “mais gente do que no ano anterior”. “Essa evolução sentiu-se ao longo dos últimos quatro anos. Temos sido capazes de atrair mais gente fora do concelho”, afirma.

Para Luís Filipe Araújo, “o programa foi apelativo, bem como a animação e a parte religiosa da romaria”.

As Festas do Concelho são organizadas pela Câmara Municipal de Gondomar e pela Confraria de São Cosme, São Damião e Nossa Senhora do Rosário.

, , , , ,