Festival de Música Clássica tem início a 22 de dezembro

A 3ª edição do Festival de Música Clássica, iniciativa da União das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova, está prestes a arrancar. O primeiro concerto terá lugar a 22 de dezembro, na Igreja de São Pedro da Cova.

A música clássica está de regresso a Fânzeres e São Pedro da Cova. Pela terceira vez consecutiva, a União das Freguesias deste território vai organizar o Festival de Música Clássica e convidar nove grupos [ver caixa] para atuar em vários locais.

A iniciativa assume “grande importância cultural” para a autarquia, quer pelo programa que apresenta, quer pelas expressões e sonoridades dos grupos convidados.

“Tivemos novamente a preocupação de fazer vários espetáculos espalhados pelos diversos espaços deste território. Procuramos diversificar os concertos, tentando também trazer grupos de fora e inserindo os grupos locais na programação”, afirma Maria José Cardoso, do executivo da União das Freguesias.

Desde jazz, a concertos corais, instrumentais ou música de plectro, o evento promete juntar vários estilos e vai estrear-se na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, na Estrada D. Miguel.

“Consideramos que a música é alegria. É uma expressão artística de grande importância nas nossas vidas e olhando a esta época do ano, consideramos que esta é a altura ideal para um Festival de Música Clássica. É uma iniciativa que já entrou na agenda cultural das pessoas deste território. Além disso, chamamos pessoas de fora para assistir aos espetáculos”, garante Pedro Miguel Vieira, presidente da União das Freguesias.

O Festival de Música Clássica conta com as colaborações da Câmara Municipal de Gondomar, Paróquia de Fânzeres e São Pedro da Cova e com o Centro Republicano e Democrático de Fânzeres.

Programa do 3ª Festival de Música Clássica

Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins

22 dezembro – Igreja de São Pedro da Cova – 21h30

Banda Musical São Pedro da Cova

1 janeiro – Auditório Junta Freguesia em São Pedro da Cova – 16h00

Trio Lacos

6 janeiro – Igreja de Fânzeres – 21h30

ArquiCoro – Coro da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto

13 janeiro – Seminário Padre Dehon – 21h30

Banda de Música da Associação de Cultura Musical de Lousada

14 janeiro – Capela Nª Senhora das Mercês -17h00

Orquestra de Sopros da ESMAE

19 janeiro – Salão Paroquial de Fânzeres – 21h30

Orquestra de JAZZ ESMAE

20 janeiro – Cripta Igreja São Pedro da Cova – 21h30

Orfeão S. Pedro da Cova, Orfeão Clave de Sol & Fá de Fânzeres, Grupo Coral Seminário Padre Dehon

21 janeiro – Capela Nª Senhora de Fátima – 17h00

Coral Mysterium

28 janeiro – Capela Senhora da Saúde – 17h00

, , , , ,