Festival de Teatro de Valbom prolonga-se até junho

34.º FETAV - abril 2018

Augusto Fernandes é responsável pela programação do FETAV / Foto: Pedro Santos Ferreira

O 34.º Festival de Teatro Amador de Valbom teve início a 7 de abril, com o espetáculo “O mais longo verão”, na Escola Dramática e Musical Valboense. A iniciativa vai prolongar-se até junho.  

Pelo 34.º ano consecutivo, a Escola Dramática e Musical Valboense (EDMV) está a organizar o Festival de Teatro Amador de Valbom (FETAV). O encontro traz à sala de espetáculos da coletividade um total de 10 espetáculos, protagonizados por nove grupos de teatro amador.

O pontapé de saída foi dado no dia 7 de abril, pelo Teatro Vitrini – Grupo Nun’Álvares, que trouxe “O mais longo verão” até Valbom. Seguiu-se o espetáculo “Guerras de alecrim e mangerona”, pela Nova Comédia Bracarense, no dia 14 de abril.

“Este é considerado o festival de teatro mais antigo da Área Metropolitana do Porto. Já vamos na 34ª edição consecutiva”, recorda Augusto Fernandes, responsável pela organização do FETAV. Ao nosso jornal, o dirigente da EDMV salienta que “é sempre complicado conseguir uma boa programação”.

Até final deste mês, ainda restam dois espetáculos e um deles ficará a cargo do Grupo de Teatro Renascer, que trará ao palco a revista à portuguesa “Grupo Dramático Beneficente de Rio Tinto”.

Do cartaz [ver caixa] fazem parte outros espetáculos, com destaque para a visita de grupos de teatro amadores de fora de Gondomar.

Refira-se que o 34.º FETAV conta com os apoios da Câmara Municipal de Gondomar e da União das Freguesias de Gondomar (São Cosme), Valbom e Jovim. A entrada nos espetáculos é livre.

EDMV encena “O pecado de Sofia”
Após um período sem grupo de teatro residente, a EDMV está de volta aos palcos com o espetáculo “O pecado de Sofia”, adaptado de Fonseca Lobo, com encenação de Jerónimo Silva. O espetáculo não integra, contudo, o 34.º FETAV.

“Estivemos alguns anos sem grupo de teatro residente, mas neste momento temos uma peça em apresentação”, conclui Augusto Fernandes.

Programação 34.º FETAV
21 de abril – O Bailado Russo, Teatro Experimental Flaviense
28 de abril – Grupo Dramático Beneficente de Rio Tinto, Grupo de Teatro Renascer
5 de maio – A Salvação de Lutero, Companhia de Teatro Água Corrente de Ovar
12 de maio – Viver a Arte, Associação Recreativa de Perosinho
19 de maio – Escuta Aqui Seu Ladrão, Cénico da Incível Almadense
26 de maio – Forja, Grupo Mérito Dramático Avitense
2 de junho – As Artimanhas de Scapin de Moliére, Nova Comédia Bracarense
9 de junho – O Santo e a Porca, Companhia Teatral de Ramalde

, , , ,