Festival do Sável e da Lampreia

Os meses de janeiro, fevereiro e março são os indicadores do início da época do Sável e da Lampreia que ao abandonarem o mar desovam nas nascentes dos rios. Este ano, os pescadores do Douro não têm dúvidas que será uma boa temporada de pesca, graças às chuvas dos últimos tempos.

O Município de Gondomar irá realizar a 29ª edição de um dos festivais gastronómicos mais antigos do país, o Festival do Sável e da Lampreia, que irá decorrer entre os dias 29 de fevereiro a 29 de março.

Da ementa do Festival destaca-se a açorda de milhares e o sável frito ou em escabeche, a lampreia em arroz ou à bordalesa, entre outras receitas.

O concelho de Gondomar é mestre quanto toca à confeção deste prato tradicional e é nesta altura que os mais exigentes rumam ao concelho para se deliciarem com um dos ex-líbris de Gondomar.

Sandra Almeida referiu que este Festival é importante para valorizar a gastronomia como identidade de Gondomar e utilizá-la como ferramenta de divulgação do Município. Este evento tem como objetivo a “valorização dos produtos endógenos e, simultaneamente, a dinamização do tecido económico local, desde a pesca até à restauração”. O Festival encontra-se aberto a todos os interessados.

Realizado no âmbito do Festival do Sável e da Lampreia, nos dias 6, 7 e 8 de março, irá decorrer um concurso Gastronómico entre os vinte restaurantes aderentes, em que premiará à melhor confeção deste prato típico. O concurso será avaliado por um júri técnico liderado pelo Chefe Hélio Loureiro e o Chefe Tony Salgado e pelo gastronómico Fernando Melo.

Os restaurantes que aderiram ao Festival são: Porto à Vista; O cardeal; Choupal dos Melros; Ponte do Freixo; Cantinho das Manas; Rei da Tasca; 3 MMM; Sabores do Chefe; Bom Retiro; O chefe Barbosa; O Fórum; O Laranjal; Madureira’s Vera Cruz; Casal Lindo; Beef Douro; Clube dos Caçadores; Estrelas do Douro; Figurino do Douro; Campidouro; e Dom Vicente.

Os vencedores do concurso serão anunciados no dia 17 de março. Esta edição contará com o maior investimento de sempre na sua promoção, reforçando Gondomar como potencial destino gastronómico.

A organização do evento desafia os leitores a descobrir “o património cultural, paisagístico e humano e desvendar os segredos dos sabores do rio Douro, no 29.º Festival Gastronómico do Sável e da Lampreia de Gondomar.”■