Festival Gasómetro 2015: UHF, Os Stukas e muito mais no maior evento cultural de S. Pedro da Cova

A banda UHF foi cabeça de cartaz da 15ª edição do Festival Gasómetro / Foto: Pedro Santos Ferreira

A banda UHF foi cabeça de cartaz da 15ª edição do Festival Gasómetro / Foto: Pedro Santos Ferreira

A 15ª edição do Festival Gasómetro ficou marcada pelo regresso ao palco da banda sampedrense Os Stukas, da década de 60. A formação local arrancou em grande o festival de três dias, com o concerto “5 Bandas, 4 Gerações”, que contou ainda com a banda UHF e o espetáculo freestyle de Paulo Martinho.

Entre as cinco bandas da freguesia e a histórica banda de rock UHF, liderada pelo vocalista e guitarrista António Manuel Ribeiro, era difícil adivinhar qual o concerto mais desejado pelo público.

Na inauguração da 15ª edição do Festival Gasómetro, organizado pela Associação Social Estrelas de Silveirinhos,  João Martins, presidente da associação, destacou o “momento único e histórico para a freguesia” protagonizado pelo concerto “5 Bandas, 4 Gerações” que reuniu a mítica banda Os Stukas, formada por Rui Fonseca, Pedro Aguiar, Alfredo Pereira e Manuel Vieira.

O dirigente associativo realçou ainda o apoio de Domingos Cardoso, um dos impulsionadores do momento musical preparado para o arranque do Gasómetro 2015.

Após os discursos das entidades institucionais [ver caixa], na sessão solene de abertura do Gasómetro, fez-se a festa com os acordes do primeiro conjunto de ritmos modernos em S. Pedro da Cova, Os Stukas. O público lotou o espaço destinado ao concerto e aplaudiu a resiliência dos músicos sexagenários em palco. Seguiram-se mais quatro bandas de quatro gerações distintas a encerrar a primeira noite.

O concerto do segundo dia ficou a cargo dos UHF, banda formada em Almada, em 1978. António Manuel Ribeiro recordou os êxitos “Menina Estás à Janela” e “Matas-me com o Teu Olhar”, entoados pelo público no único espetáculo com entrada paga do festival.

Já o último dia ficou reservado para o tradicional espetáculo de manobras acrobáticas de carro e moto de Paulo Martinho. A acompanhar a grande atração do dia realizou-se ainda um sarau de dança e um concerto de fado ao jantar.

O Gasómetro regressa no próximo ano ao largo da feira nas comemorações do 27.º aniversário de elevação de S. Pedro da Cova a Vila.

Vozes do Gasómetro:

, , ,