Festival Gasómetro: tributos aos Queen atraíram milhares a São Pedro da Cova

One Vision – Tributo aos Queen foram os cabeças de cartaz / Foto: Pedro Santos Ferreira

Entre os dias 6 e 8 de julho, o Festival Gasómetro atraiu milhares de pessoas ao Largo da Vila Verde. Em 2019, a iniciativa da Associação Estrelas de Silveirinhos chegará à 20ª edição.

Os One Vision – Tributo aos Queen foram os cabeças de cartaz da 19ª edição do Festival Cultural Gasómetro, iniciativa dinamizada pela Associação Social Estrelas de Silveirinhos.

Fundada em 2003, a banda conta com mais de 700 concertos realizados, número que a torna o grupo tributo mais requisitado em Portugal, liderado pelo vocalista Alex VanTrue. Os One Vision atuaram no dia 8 de julho perante centenas de pessoas e esta foi a segunda vez que a banda participou no Festival Gasómetro.

Antes, no dia 6, foi a vez de duas bandas tributo sampedrenses subirem ao palco do Gasómetro para interpretar temas dos Queen e dos The Police, após a tradicional sessão solene inaugural.

“No próximo ano cumprimos o 20.º aniversário deste projeto e será, porventura, uma boa oportunidade para refletir sobre a continuidade do evento. Dezanove anos depois ainda não conseguimos agregar a este projeto uma grande empresa, mas este continua a ser o maior dos pequenos eventos”, salientou João Martins, fundador do Gasómetro e presidente da direção da Associação Social Estrelas de Silveirinhos.

O dirigente associativo não deixou de chamar a atenção para a falta de apoios à organização do evento, da parte das autarquias, empresas e público, dirigindo uma mensagem aos que o escutavam na plateia: “Também da vossa parte continuamos a não ter ajuda para suportar todos os encargos. Sempre que pedimos uma pequena contribuição à entrada do recinto, vocês não estão dispostos a ajudar”.

Para Pedro Miguel Vieira, presidente da União das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova, o Festival Gasómetro “ultrapassa as fronteiras do concelho de Gondomar” e é “reconhecido pelas outras coletividades de São Pedro da Cova”.

O autarca deixou ainda a garantia que a União das Freguesias irá “continuar a lutar pelo evento e pela melhoria das condições de vida na freguesia”, destacando depois a urgência da remoção dos resíduos perigosos depositados em São Pedro da Cova. A Câmara Municipal de Gondomar fez-se representar pelo vereador da CDU, José António Pinto, e pela Adjunta do Gabinete de Apoio à Presidência, Sofia Martins. Cidália Santos representou a Federação das Coletividades do Concelho de Gondomar.

O Festival Gasómetro contou com os apoios da Câmara Municipal de Gondomar, União das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova, Instituto Português do Desporto e Juventude, comércio e empresas locais. Em 2019, o evento chegará à sua 20ª edição.

, , , ,