Festival trouxe música clássica a Fânzeres e São Pedro da Cova

Festival de Música Clássica - 2015

Encerramento do festival no Salão Paroquial de Fânzeres / Foto: DR

De 13 de dezembro a 16 de janeiro a União de Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova recebeu oito espetáculos integrados no 1.º Festival de Música Clássica.

Cerca de 700 executantes passaram pela primeira edição do Festival de Música Clássica, iniciativa organizada pela União de Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova. O último concerto realizou-se a 16 de janeiro, no Salão Paroquial de Fânzeres, e contou com a participação do Grupo Coral do Seminário do Padre Dehon, o Orfeão da Associação Social Estrelas de Silveirinhos, a Orquestra Geração D’Ouro e a Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins.

“O nosso objetivo foi convidar formações consagradas para este Festival de Música Clássica e aliar esse contributo às nossas formações locais. Conseguimos juntar essas duas vertentes e demos espaço a jovens de Fânzeres e S. Pedro da Cova que estão a estudar música”, afirma Daniel Vieira, presidente da União de Freguesias.

Segundo o autarca, o festival contou com uma boa adesão do público e conseguiu “atrair pessoas de outras freguesias e concelhos”. “Superamos as expectativas iniciais. Todos os concertos tiveram mais de 100 pessoas e alguns chegaram mesmo a atingir cerca de 500 pessoas a assitir”, refere Daniel Vieira.

Para a organização a primeira edição trouxe “prestígio junto de especialistas” e “possibilitou a oportunidade de melhorar na segunda edição”.

Em 2016, Daniel Vieira promete “continuar a manter a aposta em convidados de topo sem abdicar da aposta nas formações locais e jovens talentos”.

O 1.º Festival de Música Clássica foi organizado pela União de Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova em parceria com as paróquias de Fânzeres e São Pedro da Cova.

Executantes do Festival:

A 1ª edição deste evento contou com a participação do Coral de Letras da Universidade do Porto, do Círculo Portuense de Ópera e Banda Militar do Porto, da Banda Musical de São Pedro da Cova, do Coro Juvenil e Orquestra Sinfónica do Conservatório de Música do Porto, entre outros executantes.

, , , ,