Festividades populares honram padroeiros de Gondomar

Os Azeitonas - junho 2018

Os Azeitonas são cabeça de cartaz nas Festas de São Bento e São Cristóvão / Foto: Direitos Reservados

As tradicionais festividades populares em honra dos padroeiros das paróquias do concelho de Gondomar iniciaram este mês, mas até outubro não faltam motivos para celebrar. O Vivacidade organiza-lhe o calendário.

Em Rio Tinto, as grandiosas festas em honra de São Bento das Peras e São Cristóvão estão prestes a começar. De 6 a 15 de julho, a cidade homenageia os seus santos padroeiros com uma vasta programação que resulta da união de esforços entre a Junta de Freguesia de Rio Tinto, Comissão de Festas de São Bento das Peras e São Cristóvão e Câmara Municipal de Gondomar, que é pela primeira vez organizador do evento.

O ponto alto das comemorações ficará a cargo da banda portuense Os Azeitonas, que irão atuar no dia 13 de julho, pelas 21h30, no anfiteatro do Parque Urbano de Rio Tinto.

No dia 14, atuam Os Iniciadores, às 22h, no palco do Largo do Mosteiro. Segue-se a grandiosa sessão de fogo-de-artifício, que terá lugar no parque urbano da cidade.

A grandiosa procissão está reservada para o último dia, 15 de julho, às 18h30, com partida da Igreja Matriz de Rio Tinto.

Do programa constam ainda outras atividades como o 18.º Festival de Folclore de Rio Tinto, o 3.º Encontro Internacional de Música Popular, o 3.º Rio Tinto Noite de Fados, o 3.º Rio Tinto Karaoke e a 17ª Feira de Artesanato de Rio Tinto.

Festas aos padroeiros São Pedro e São Paulo vão animar São Pedro da Cova
A vila de São Pedro da Cova prepara-se para entrar em festa. No dia 28 de junho, têm início as festas aos padroeiros da localidade mineira. O primeiro dia ficará marcado por um concerto da Escola de Arte, da Universidade Católica do Porto e do Passio de Arvo Part, na Igreja Matriz.

Na sexta-feira, dia 29, o bispo do Porto, D. Manuel Linda, vai celebrizar a missa solene aos padroeiros, pelas 19h. Segue-se o Encontro de Folclore dos grupos de São Pedro da Cova e Fânzeres e a atuação do humorista João Seabra.

Um dia depois, dá-se a entrega de prémios do 35.º Concurso de Quadras Populares, pelas 15h, no auditório da Junta de Freguesia de São Pedro da Cova. No dia 30 de junho, às 21h, terão lugar as Marchas Populares de São Pedro da Cova [ver página 19].

Por último, a 1 de julho, vai decorrer a procissão solene embelezada com a participação da Banda de Música e Fanfarra, pelas 18h30, com partida da Igreja Matriz de São Pedro da Cova.

À noite, atua o artista Canário e a sua banda, seguida da sessão de fogo-de-artifício que encerrará o programa de 2018.

Fânzeres homenageia Srª Auxiliadora, Stª Bárbara e São Vicente
No dia 29 de junho, têm início as festividades em honra da Srª Auxiliadora, Stª Bárbara e São Vicente, em Fânzeres. A procissão de velas e missa estão reservadas para 30 de junho, pelas 21h, seguindo-se a atuação da Impecáveis Band.

No dia 1 de julho, tem lugar a procissão, às 10h, seguida da tradicional missa solene. À noite, atuam a Associação Recreativa Flor de Fânzeres e o Duo João Paulo e Filipe, antes da sessão de fogo-de-artifício.

, , , , ,