FIDES Gondobasket quer ser referência no basquetebol gondomarense

A equipa surgiu em 1997 / Direitos Reservados

A equipa surgiu em 1997 / Direitos Reservados

Surgiu em 1997, integrado no FIDES – Orfeão de Valbom, como um projeto criado por um grupo de amantes de basquetebol. Atualmente, o FIDES Gondobasket representa o concelho no Campeonato Nacional da 1ª Divisão Masculina e tem cerca de 140 atletas a marcar pontos na modalidade.

“Os primeiros atletas da equipa eram juniores e pertenciam ao grupo coral do FIDES – Orfeão de Valbom. Entretanto as pessoas começaram a vir ter connosco e, em 1997, realizou-se o primeiro jogo oficial do FIDES Gondobasket”, começa por recordar Hélder Costa, fundador do projeto.

Dezassete anos depois, o clube tem várias equipas masculinas e femininas em competição na Liga de Basquetebol do Inatel, na Associação Basquetebol do Porto e na Federação Portuguesa de Basquetebol.

A equipa de seniores masculinos disputa pela primeira vez o II Campeonato Nacional da 1ª Divisão Masculina, inseridos no grupo Centro/Norte, da Zona Norte.

Hélder Costa, responsável pelos primeiros passos do clube, mostra-se satisfeito com o rápido crescimento do FIDES e a grande adesão dos jovens gondomarenses. “Quando comecei este projeto não tinha noção que poderíamos chegar a este nível tão depressa. Ainda não podemos dizer que temos uma mística própria mas estamos a cultivar essa identidade, porque já temos atletas com oito ou nove anos de FIDES”, refere o treinador da equipa sub-14 feminina.

É o caso de Pedro Fontes, que acumula as tarefas de jogador e treinador em simultâneo. “Joguei em todos os escalões do clube e a partir dos sub-16 fui convidado para ser treinador principal das equipas sub-10 e sub-12”, diz ao Vivacidade.

Para o basquetebolista os principais objetivos da época 2014/2015 passam por alcançar o título no escalão sub-18 e deixar uma boa imagem na Campeonato Nacional da 1ª Divisão Masculina, apesar do pouco tempo disponível para treinar. “Gostaríamos de ter mais tempo para treinar, porque temos a necessidade de fazer mais com menos tempo. As nossas equipas treinam em meio campo mas jogam em campo inteiro, por isso estamos em desvantagem”, refere Pedro Fontes.

O diretor de equipa, Augusto Santos, concorda com o atleta e enaltece o esforço da equipa para superar todas as dificuldades. Sem esquecer as vitórias o responsável pela gestão da equipa salienta a “formação de atletas e pessoas”, como o principal objetivo do clube.

Os cerca de 140 atletas do FIDES Gondobasket treinam todas as segundas, quartas e sextas, no pavilhão da Escola Secundária de Valbom, onde disputam os jogos das várias competições em que estão inseridos.

,