
Manuel Silva venceu o prémio principal na 4ª Gala do Desporto / Foto: Pedro Santos Ferreira
Pelo quarto ano consecutivo, o Pavilhão Multiusos de Gondomar recebeu a Gala do Desporto do Município. Durante a cerimónia, realizada a 17 de novembro, foram distinguidos mais de 200 agentes desportivos do concelho.
O Município de Gondomar distinguiu, novamente, mais de 200 atletas, técnicos e dirigentes desportivos na 4ª Gala do Desporto. O evento criado para traduzir o “reconhecimento público pelos feitos desportivos alcançados”, foi apresentado por Ricardo Couto e contou com diversos momentos de animação.
Nos prémios, o principal galardão (Homenagem Carreira/Figura Desportiva) foi atribuído ao veterano voleibolista da Ala Nun’Álvares de Gondomar. Nas outras categorias foram vencedores: Jaime Vieira (Dirigente do Ano); Ricardinho (Atleta de Excelência); Diogo Nogueira (Atleta Masculino do Ano); Renata Balonas (Atleta Feminina do Ano); Ana Querido (Treinador do Ano); Manuel Maria da Silva (Atleta Revelação do Ano); Henrique Sousa (Desporto Adaptado); Hermínio Nunes (Dedicação).
A principal novidade, uma nova categoria intitulada Prémio Prestígio, foi entregue ao jornalista da RTP, Hugo Gilberto.
Nascido e criado em Gondomar, o jornalista mostrou-se grato ao receber o galardão das mãos de Marco Martins, presidente do Município de Gondomar.
“Este é o terceiro prémio que recebo este ano, mas é o mais especial porque é a primeira vez que acontece na minha terra. Hoje pude rever muitas pessoas que já não via há um par de anos. Nunca deixei de estar em Gondomar, onde cresci e onde resido”, disse Hugo Gilberto ao público presente.
Nos prémios coletivos, venceram o Clube Náutico de Marecos (Associação/Clube Desportivo do Ano), Sport Clube Rio Tinto – seniores masculinos (Equipa do Ano) e o Colégio Paulo VI – Voleibol Sub18 (Desporto Escolar).
Antes do encerramento, foram ainda entregues os Prémios de Mérito Desportivo (internacional, nacional e regional) a 130 atletas de variadíssimas modalidades. Coletivamente, o Mérito Desportivo foi atribuído a 53 formações.
“É o reconhecimento da atividade e do mérito desportivo das coletividades”
Ao Vivacidade, Marco Martins assume que a Gala do Desporto continua a ser “a melhor forma de homenagear o mérito desportivo dos gondomarenses e das coletividades do concelho”.
“Mais uma vez, atribuímos 14 prémios a atletas de renome deste concelho. São embaixadores do nosso concelho e merecem esta homenagem. É o reconhecimento da atividade e do mérito desportivo das coletividades”, afirma o edil gondomarense.
A opinião é corroborada por Sandra Almeida, vereadora do Desporto do Município de Gondomar, que vê nesta iniciativa a consagração do concelho como uma “terra de campeões”.
“Somos dos territórios mais ecléticos a nível desportivo e a Gala do Desporto consagra isso mesmo. É uma excelente oportunidade para reconhecermos os campeões gondomarenses”, refere a autarca.
No que diz respeito ao evento, a vereadora esclarece que “há sempre espaço para melhorar” e encara com naturalidade as sugestões dos clubes e dos atletas.
“São eles que nos motivam a melhorar o evento, ano após ano. Felizmente, o número de campeões tem aumentado, por isso a gala também se torna mais longa. Esse foi o ponto menos positivo desta edição, mas já percebemos a melhor forma de o corrigir”, garante.
Certa é a continuidade da Gala do Desporto no próximo ano. O evento é da total responsabilidade da Câmara Municipal de Gondomar.