Game Day traz Festival Nacional de Robótica ao Multiusos de Gondomar

Game Day Gondomar - abril 2019

O Game Day Gondomar vai contar este ano com o Festival Nacional de Robótica / Foto: Arquivo Vivacidade

Nos dias 27 e 28 de abril, o Multiusos de Gondomar volta a acolher o Game Day Gondomar, uma iniciativa organizada pelo Município, que este ano estará associada ao Festival Nacional de Robótica.

No final deste mês, os últimos jogos do mercado, mais de 20 consolas e simuladores, jogos e consolas dos anos 80 e 90 e uma área de realidade virtual vão estar em destaque na nave central do Pavilhão Multiusos de Gondomar.

Desta forma, durante dois dias, 27 e 28 de abril, entre as 10h e as 19h, será possível participar no maior festival de jogos de Gondomar, que este ano se realizará em simultâneo com o Festival Nacional de Robótica, iniciativa promovida pela Sociedade Portuguesa de Robótica, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência.

“A grande novidade é que aproveitamos a proposta do Festival Nacional de Robótica ser em Gondomar para podermos integrar o Game Day, de forma a poder ampliá-lo. O evento irá passar a decorrer na Nave Central, e não na Sala D’Ouro como nas outras edições. Deste modo, os dois eventos saem a ganhar. Apesar de terem públicos-alvo diferentes, podem interagir em diversos momentos”, destaca Sandra Almeida, vereadora responsável pelo pelouro da Juventude do Município de Gondomar.

Por sua vez, António Moreira, porta-voz da organização do Festival Nacional de Robótica, considera que a estreia desta iniciativa em Gondomar trará ao Multiusos “milhares de visitantes”, aficionados pela competição de robôs autónomos.

“Foi o primeiro ano que nos lembramos de realizar o Festival no Multiusos. É um edifício bastante moderno e com boas instalações, bons acessos e isso é importante para nós. Vamos assistir a provas complexas para alunos do ensino superior. A nossa ideia é sempre transmitir a ciência e atrair os jovens para a engenharia, porque esta área é muito universal”, explica o professor da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

Até ao fecho desta edição está confirmada a presença de 110 equipas e cerca de 600 participantes no Festival Nacional de Robótica.

Já Sandra Almeida, em relação ao Game Day, considera que “a iniciativa tem vindo a ganhar cada vez mais reputação e conta sempre com um público transgeracional”. “Este evento pode ser um programa familiar, devido à sua oferta diversificada para todas as idades. É um evento de entrada gratuita, graças ao apoio do Município, que pretende promover e dar a conhecer aos jovens as novas tecnologias”, conclui.

, , , ,