Gasómetro 2016: festival comemorou 17 edições

Concerto Oporto Wind Orchestra - julho 2016

A Oporto Wind Orchestra inaugurou o Festival Gasómetro / Foto: Pedro Santos Ferreira

O Oporto Wind Orchestra, grupo que uniu 200 executantes, entre coros e orquestra, inaugurou o Festival Gasómetro 2016 com um espetáculo musical que ficará na história deste evento.

O grupo composto por executantes do Coral dos Serviços Sociais da CGF Porto, Coral da Universidade Sénior da Foz, Orfeão da Foz do Douro, Orfeão do Porto, Orfeão da Associação Social Estrelas de Silveirinhos e do Grupo Psallite ficou responsável por inaugurar os três dias de festa em São Pedro da Cova, após o ato oficial de abertura do festival e a tradicional sessão solene com os discursos das entidades organizadoras.

Por sua vez, o segundo dia do Festival contou com o concerto da banda Quinta do Bill que recordou os principais temas de uma discografia com mais de 25 anos de carreira, da qual se destaca o tema intemporal “Os Filhos da Nação”.

O último dia do festival será para sempre recordado como o dia em que Portugal festejou o título de campeão europeu de futebol, após as emoções vividas durante a transmissão integral do jogo Portugal x França. O dia ficou ainda marcado pelos espetáculos de folclore e pelo sarau de dança.

A realização do Festival Gasómetro esteve também associada à comemoração do 27.º aniversário da elevação de São Pedro da Cova a Vila.

“Este é o maior evento da freguesia”
João Martins, presidente da direção da Associação Social Estrelas de Silveirinhos, entidade organizadora do Festival Gasómetro, reforçou a grandiosidade do evento e a importância da iniciativa para São Pedro da Cova. “Este é o maior evento da freguesia e deve-se a uma série de pessoas que nem sempre são tão visíveis. Agradeço especialmente o apoio da União de Freguesias porque sem a autarquia este momento inaugural não era possível”, disse o dirigente associativo.

Para Daniel Vieira, presidente da União de Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova, o Gasómetro é “uma iniciativa maior da freguesia e do concelho”. “É uma iniciativa que prestigia a nossa terra. Esta iniciativa cultural mostra o pulsar da cultura e do movimento associativo de São Pedro da Cova”, afirmou o autarca após recordar os vários espetáculos que marcaram a abertura do Festival em edições anteriores.

O impacto do Gasómetro foi mais tarde reconhecido por José Fernando Moreira, vereador do Município de Gondomar, que prometeu “aumentar o patrocínio da autarquia à iniciativa”. “Este ano o aumento do apoio da Câmara de Gondomar ao Gasómetro foi de 35%, porque entendemos que São Pedro da Cova merece este apoio, tal como o esforço dos dirigentes desta coletividade. Não queremos que este grande evento acabe”, concluiu o vereador da Câmara Municipal de Gondomar.

, , , ,