GNR de Medas vai deixar São Cosme

GNR Medas - março 2017

O posto da GNR passará a situar-se na Escola Básica da Lixa / Foto: Direitos Reservados

A Câmara Municipal de Gondomar aprovou, no dia 15 de fevereiro, a instalação do posto da Guarda Nacional Republicana (GNR) de Medas na sua área de atuação. 

O Município de Gondomar deliberou, com uma abstenção de um vereador do PSD, a aprovação da minuta do protocolo de cooperação que vai possibilitar a instalação do posto da GNR de Medas na circunscrição territorial da sua área de atuação.

O atual posto da GNR de Medas, num edifício do centro de Gondomar (São Cosme), “já não reúne as condições adequadas às necessidades daquela força, sem que se tenha de proceder a uma intervenção profunda”, lê-se na proposta aprovada.

Assim, a Câmara de Gondomar pretende reinstalar aquela força de autoridade, “para melhor servir as populações”, colocando-a na sua circunscrição territorial, que corresponde aos territórios de Jovim, Foz do Sousa, Covelo, Medas e Melres.

Após vistoria técnica realizada por uma equipa conjunta a diversos locais do concelho, foi entendido que “o local mais adequado para o efeito seria a Escola Básica do 1.º Ciclo da Lixa, sita no lugar da Lixa, freguesia do Covelo, da União de Freguesias de Foz do Sousa e Covelo, entretanto desativada da sua função original, por falta de alunos, que foram matriculados em outros estabelecimentos de ensino”, resume a proposta aprovada.

, , , ,