GNR de Medas vai mudar-se para a Escola Básica da Lixa

GNR Medas - junho 2019

A GNR de Medas vai passar para as instalações da Escola Básica da Lixa / Foto: Direitos Reservados

Está confirmada a mudança da GNR de Medas para a Escola Básica da Lixa. A medida foi aprovada, por unanimidade, pelo executivo do Município de Gondomar e vai, por fim, corresponder a um dos maiores desejos da população de Melres e Medas.

A Câmara Municipal de Gondomar deliberou por unanimidade, em reunião pública realizada, no dia 12 de junho, nas instalações em Medas da União de Freguesias de Melres e Medas, abrir um concurso público para a adaptação da antiga Escola Básica da Lixa a posto territorial da GNR de Medas. A obra, com um valor estimado de 952 mil euros, deverá estar concluída no prazo de um ano.

A medida trata-se de uma resposta a um antigo anseio da população que teve um passo decisivo em fevereiro de 2017, altura em que o Município aprovou a minuta do protocolo de cooperação que vai possibilitar a instalação do posto da Guarda Nacional Republicana (GNR) de Medas na circunscrição territorial da sua área de atuação. Atualmente, o posto da GNR de Medas está instalado na sede do concelho, em Gondomar (S. Cosme).

O atual posto da GNR de Medas, num edifício no centro de Gondomar (S. Cosme), não reúne, há muito, as condições adequadas às necessidades daquela força de segurança. Por isso, o Município de Gondomar pretende reinstalar aquela força “para melhor servir às populações”, colocando-a na sua circunscrição territorial, que corresponde aos territórios de Jovim, Foz do Sousa, Covelo, Medas e Melres.

Ao Vivacidade, Marco Martins, presidente da Câmara de Gondomar, recorda a primeira reunião que teve com o Governo sobre esta matéria, em 2013, com o objetivo de reorganizar as instalações. “Foi um processo que demorou vários anos a ser resolvido, mas felizmente é mais uma medida que vemos concretizada e colocada ao serviço da população”, conclui o edil gondomarense.

, , , ,