Gondomar aposta no projeto (A)creditarGO

AcreditarGO - fevereiro 2019

Aurora Vieira anunciou o (A)creditarGO durante a Gala de Prémios de Excelência / Foto: Pedro Santos Ferreira

O Município de Gondomar apresentou, no dia 31 de janeiro, o projeto (A)creditarGO, durante a Gala dos Prémios de Excelência Municipal, na Sala D’Ouro do Pavilhão Multiusos. O projeto inovador surge inserido nos Planos Integrados e Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar.

Marco Martins, presidente da Câmara de Gondomar, destacou a aposta do Município na Educação e relembrou os investimentos em curso no parque escolar concelhio.

Por sua vez, Aurora Vieira, vereadora da Educação da Câmara de Gondomar, subiu ao palco para apresentar o (A)creditarGO, que se materializa através de cinco medidas: a criação de uma equipa multidisciplinar, que fará uma intervenção psicossocial e psicoeducativa junto da comunidade educativa; a implementação de projetos interativos e lúdicos como rádio, cinema, teatro; a criação de um Observatório Municipal de Educação, responsável pela recolha de informação de todo o panorama educativo, bem como pela monitorização e publicitação das políticas educativas implementadas no Município; o projeto Experimenta TU, que visa implementar projetos ligados às ciências experimentais em parceria com Instituições de ensino universitário; e ainda a plataforma Partilhar + Saber, destinada a permitir aos alunos, professores e encarregados de educação a partilha de conhecimento e experiências.

“Este novo programa traz as entidades supranacionais, como a União Europeia, até Gondomar. É um projeto diferenciador, em que a comunidade europeia passa o dinheiro para a autarquia, que vê investido em projetos diretos entre Município e as suas escolas. É um investimento de cerca de um milhão de euros, financiado em 70% pelo Fundo Social Europeu, cabendo ao Município a restante comparticipação. Chama-se (A)creditar porque também queremos creditar os nossos alunos”, detalhou Aurora Vieira.

Também no âmbito deste projeto, Gondomar entregou a cada Agrupamento de Escolas um Laboratório Móvel de Aprendizagem, composto por um “kit” de equipamentos informáticos destinado à implementação das medidas apresentadas.

Os alunos de cada fim de ciclo do ensino público e privado distinguidos, durante a entrega dos Prémios de Excelência, são os mencionados na página do site da Câmara Municipal de Gondomar.

, ,