Gondomar apresenta a maior peça de filigrana do Mundo a 28 de julho

A maior peça de filigrana terá 1,20 metros de altura e 13kg de prata / Foto: Direitos Reservados

A maior e mais pesada peça de filigrana do Mundo vai ser apresentada publicamente durante a gala do concurso Miss Portuguesa 2018, que se realiza a 28 de julho, às 21h, no Parque Urbano de Rio Tinto.

A Câmara Municipal de Gondomar, o CINDOR e 13 artesãos do concelho estão a ultimar os preparativos para a produção da maior peça de filigrana do Mundo, um Coração de Prata de grandes dimensões. A peça terá 1,20 metros de altura e 13kg de prata e será apresentada, pela primeira vez, durante a gala final do concurso Miss Portuguesa, que terá lugar no Parque Urbano de Rio Tinto.

“Esta peça será um monumento único, porque cada ourives deu o seu cunho pessoal a uma parte do Coração, trabalhando de maneiras diferentes”, começa por dizer Carlos Brás, vereador do Desenvolvimento Económico do Município de Gondomar e mentor do projeto.

“Mais uma vez, a nossa grande vitória foi juntar vários ourives no mesmo objetivo e em volta de um desafio que também é novo para eles”, assinala o autarca.

O artesão António Cardoso partilha a mesma ideia e confessa-se motivado “pela grande dimensão do projeto”. Ao Vivacidade, diz nunca ter pensado “que desse tanto trabalho”, apesar de ter sido “um dos primeiros a aderir”. “Sabem que podem contar comigo para fazer tudo o que seja possível para dignificar a filigrana”, conclui.

O colega de profissão, Arlindo Moura, também fez questão de se juntar ao grupo de criadores da maior peça de filigrana do Mundo, tendo encarado o desafio como um projeto “muito pessoal”. “A minha parte da peça foi feita, exclusivamente, em horas extraordinárias. Decidi participar porque considerei a ideia quase impossível e isso alicia-me sempre. Pediram-nos para criar uma peça de grandes dimensões, que sai da nossa zona de conforto, e nós conseguimos surpreender, mais uma vez”, afirma o jovem ourives.

Conceição Neves aceitou igualmente a proposta de participar na conceção da peça e revela ao nosso jornal que a sua parte “já está pronta”. A artesã considera a maior peça de filigrana do Mundo “mais um ponto a favor de uma arte com tradição em Gondomar”. A apresentação pública está marcada para o dia 28 de julho, pelas 21h, no Parque Urbano de Rio Tinto.

, , ,