Gondomar apresentou programação da Cidade Europeia do Desporto de 2017

Apresentação CED 2017 - dezembro 2017

A mascote oficial da CED 2017 também foi apresentada / Foto: Direitos Reservados

A apresentação da programação de Gondomar Cidade Europeia do Desporto de 2017 realizou-se no dia 7 de dezembro, no Auditório Municipal de Gondomar. Perante uma sala lotada, Marco Martins, presidente do Município de Gondomar, e Sandra Almeida, vereadora do Desporto, destacaram o objetivo de “enraizar a prática desportiva para lá de 2017”.

A Câmara Municipal de Gondomar deu a conhecer a programação para o primeiro trimestre do próximo ano. A cerimónia de apresentação teve lugar no Auditório Municipal de Gondomar, que contou com casa cheia.

“Estamos aqui para apresentar um programa daquele que foi mais um título conquistado por todos nós e dedicado a Gondomar. A conquista da Cidade Europeia do Desporto de 2017 (CED 2017) resulta de um trabalho realizado durante décadas que envolveu a Câmara Municipal, as Juntas de Freguesia, as associações e coletividades locais e as associações e federações desportivas regionais e nacionais. Só assim foi possível chegarmos aqui”, começou por afirmar Marco Martins, edil gondomarense.

Durante o discurso, o autarca socialista vincou ainda a vontade de “cimentar a prática desportiva e a vontade de fazer desporto pela saúde, após 2017”.

A encerrar o discurso, Marco Martins elevou ainda a fasquia e apelou à promoção de “pelo menos um evento desportivo por dia”. “Propusemo-nos a fazer um evento por dia, mas porque não 400 ou 500? A candidatura [a Cidade Europeia do Desporto] insere-se num plano global de Gondomar que quer afirmar-se na região, no país e na Europa com o seu património que é d’ouro”, disse o presidente da Câmara de Gondomar.

Por sua vez, Sandra Almeida, vereadora do Desporto da Câmara de Gondomar, subiu ao palco para recordar o percurso percorrido pela autarquia rumo à CED 2017 e apontar os objetivos para o próximo ano.

“O nosso grande objetivo é promover a atividade física, promovendo também a saúde e o bem-estar. Estes objetivos devem estar norteados pela inclusão e desporto para todos. Além disso, queremos que, no final do próximo ano, Gondomar tem mais praticantes desportivos em todas as modalidades”, disse a autarca.

Para tal, de acordo com Sandra Almeida, será necessário o apoio “da comunidade, agentes desportivos, culturais, económicos e sociais do concelho, bem como das principais instituições desportivas nacionais e internacionais”.

O evento ficou também marcado pela apresentação da mascote oficial da CED 2017, que contará com “um apoio imprescindível” de 150 voluntários.

Nuno Santos, presidente da Associação Portuguesa das Cidades Europeias do Desporto (ACES Portugal), destacou que “o que há um ano era um sonho está aí para ser vivido”. Já Manuel Pinto, presidente da Federação das Coletividades do Concelho de Gondomar, considerou que a CED 2017 será “um êxito nacional”.

Dos 316 eventos desportivos já calendarizados – há mais algumas dezenas que estão ainda pendentes de decisão sobre candidaturas oportunamente apresentadas – há 202 locais, 46 regionais, 53 nacionais e 15 internacionais, abrangendo 46 modalidades desportivas diferentes, de acordo com a intervenção de Sandra Almeida, vereadora do Desporto, durante a apresentação.

A iniciativa ficou também marcada pelas presenças de Rosa Mota, campeã olímpica e vice-presidente do Comité Olímpico Portugal, e João Vieira Pinto, diretor da Federação Portuguesa de Futebol.

Recorde-se que a Cidade Europeia do Desporto de 2017 tem abertura oficial marcada para 14 de janeiro, pelas 21 horas, no Multiusos de Gondomar.

Taça da Liga de futsal masculino e Final 8 da Taça de Portugal de basquetebol masculino em destaque
Do calendário já conhecido para o primeiro trimestre da CED 2017, destacam-se eventos como o Campeonato Nacional de Remo (indoor) e o Campeonato Nacional de Fundo de Remo, a Final 8 da Taça de Portugal de basquetebol masculino e atividades mais direcionadas à formação e à tónica “desporto para todos”, como as III Jornadas Emergência Pré-Hospitalar, de âmbito europeu, a formação de técnicos de boccia, ações inseridas no Plano Nacional de Ética no Desporto e o programa “Desporto para a Inclusão”.

A Taça da Liga de futsal masculino irá ter lugar nos dias 23 a 26 de fevereiro, no Multiusos de Gondomar.

Números da CED 2017:
316 eventos desportivos;
202 eventos locais;
46 eventos regionais;
51 eventos nacionais;
15 eventos internacionais;
46 modalidades;

Destaques da programação de janeiro da Cidade Europeia do Desporto:
14 janeiro – Abertura Gondomar Cidade Europeia do Desporto 2017, 21h, no Multiusos de Gondomar;
20 a 22 de janeiro – Fase final distrital: sub-18 masculino e sub-19 feminino, no Multiusos de Gondomar;
21 e 22 de janeiro – Torneio social 24 horas, no Campo de Ténis da Ala Nun’Álvares de Gondomar
22 de janeiro – 2.º Trail da Filigrana, 9h, em Gondomar (São Cosme);
28 de janeiro – Torneio inter-escolas de remo (indoor), das 10h às 18h, no Multiusos de Gondomar;
29 de janeiro – Campeonato nacional de remo (indoor), das 10h às 19h, no Multiusos de Gondomar
28 e 29 de janeiro – 24 horas escola a nadar: nadar pela saúde, das 19h às 19h, na Piscina Municipal de São Cosme;
31 de janeiro – Valores do desporto: saúde, das 15h às 17h30, na Casas da Juventude do Município;

, , ,