Gondomar celebra Abril com aposta em debates, exposições e concerto de Jorge Palma

25 de Abril - março 2019

Jorge Palma vai atuar no Largo do Souto, em Gondomar (São Cosme) / Foto: Direitos Reservados

O último fim de semana de março traz consigo o arranque oficial das comemorações do 45.º aniversário do 25 de Abril de 1974. Na programação da Câmara de Gondomar destacam-se o regresso das Conferências de Abril e um concerto gratuito do músico Jorge Palma, no Largo do Souto, em São Cosme.

O Município de Gondomar está a preparar um programa dedicado às comemorações do 45.º aniversário da Revolução dos Cravos. A proposta, desenvolvida pelo pelouro da Cultura, terá início com a inauguração de uma exposição de Sérgio Valente, intitulada “Um fotógrafo na Revolução”, no dia 30 de março, pelas 17h, na Biblioteca Municipal de Gondomar – Camilo de Oliveira.

Segue-se o regresso das Conferências de Abril, já no mês da liberdade, mais concretamente a 8 de abril, às 21h30, na Casa Branca de Gramido, que terá como convidado o gondomarense António Sousa Pereira, reitor da Universidade do Porto. Até à data de fecho desta edição, esta iniciativa ainda não estava confirmada.

A segunda sessão deste ano contará com o diplomata Francisco Seixas da Costa. A iniciativa está marcada para as 21h30, no dia 15 de abril, no mesmo local.

O objetivo destas sessões será apresentar ao público a visão dos convidados sobre a importância do 25 de Abril de 1974 à época e na atualidade.

“Pretendemos que esses convidados falem com jovens de Gondomar. A ideia será cruzar o seu pensamento com uma visão dos acontecimentos pós-25 de Abril, para que se possa fazer o contraponto”, afirma Luís Filipe Araújo, vice-presidente do Município de Gondomar.

Segue-se a tradicional sessão solene, na manhã do dia 25 de abril, nos Paços do Concelho. A iniciativa terá este ano como principal novidade o concerto da Banda Musical de Gondomar, pelas 16h, no Auditório Municipal de Gondomar.

Da parte da manhã, a sessão solene vai contar com as habituais intervenções de todas as forças políticas representadas na Assembleia Municipal. Após a intervenção política segue-se o hastear das bandeiras.

No dia 27 de abril, pelas 21h45, o músico Jorge Palma traz uma carreira feita de êxitos ao Largo do Souto, em São Cosme. O concerto terá entrada gratuita.

Já no mês de maio, no dia 4, será apresentado o livro “O rapaz que queria aprender a olhar”, de Vítor Pinto Basto, na Biblioteca Municipal de Gondomar. Cinco dias depois, no mesmo local, será inaugurada a exposição “Valores de Abril, Valores da Europa e Cidadania Europeia”.

“O concurso de cartazes será centrado na Europa, uma vez que este ano há eleições europeias a 26 de maio. Além disso, nestas comemorações não ignoramos o papel de alguns protagonistas de Gondomar no 25 de Abril, conforme será visível na exposição que inaugura este ciclo comemorativo, com alusões a Virgínia Moura e ao CineTeatro Vitória, de Rio Tinto. Fazemos sempre o reconhecimento da nossa história, independentemente das forças partidárias”, refere o vereador da Cultura.

Refira-se que todas as iniciativas das comemorações do 45.º aniversário do 25 de Abril têm entrada gratuita.

, , , , ,