Gondomar comemora Revolução dos Cravos com diversas iniciativas

Conferências de Abril - abril 2017

Marco Martins e João Soares inauguraram as Conferências de Abril 2017 / Foto: Pedro Santos Ferreira

Desde o início deste mês, estão a decorrer diversas iniciativas comemorativas da Revolução dos Cravos. Câmara e Juntas de Freguesia promovem vários eventos alusivos ao 25 de abril de 1974.

No dia 5 de abril, a Casa Branca de Gramido recebeu a 1ª sessão das “Conferências de Abril”, iniciativa inserida nas comemorações do 25 de Abril da Câmara Municipal de Gondomar. João Soares, deputado do Partido Socialista na Assembleia da República, e Marco Martins, presidente da Câmara Municipal de Gondomar, debateram o tema “Valores de Abril, Valores da Europa e da Cidadania Europeia”.

Por sua vez, no dia 12 de abril, decorreu a 2ª sessão do evento, que contou com as participações de Zita Seabra, ex-deputada do PCP e PSD na Assembleia da República, e Prof. José Pinto da Costa, médico legista, no Centro Cultural de Rio Tinto.

Já a 3ª sessão decorreu a 19 de abril e contou com os oradores José Faria da Costa, provedor da Justiça, e Isabel Santos, deputada do Partido Socialista na Assembleia da República.

O músico Sérgio Godinho também visita o Auditório Municipal de Gondomar a 21 de abril para a realização do concerto “Liberdade”.

A sessão solene da Câmara de Gondomar está marcada para 25 de abril, às 11h, no salão nobre do Município, estando reservado um concerto da Banda Musical de Gondomar para as 16h.

O encerramento das comemorações da Câmara Municipal está marcado para o dia 30 de abril, às 21h30, e ficará a cargo de Ana Maria Pinto (cantora), Sara Veloso (violino), Teresa Correia (viola d’arco) e Luís Carvalhoso (violoncelo), no concerto “Frutos da Liberdade”, na Casa Branca de Gramido.

Rio Tinto realiza sessão solene a 24 de abril
À semelhança dos anos anteriores, a Junta de Freguesia de Rio Tinto vai antecipar a sessão solene do 25 de Abril para a noite de 24. O ponto alto das festividades em torno da Revolução dos Cravos terá lugar no salão nobre da Junta de Freguesia.

Antes, a 21 de abril, pelas 10h, decorrerá a Assembleia de Freguesia Especial das Escolas de Rio Tinto, no mesmo espaço.

Para o dia 25 fica reservado o Hastear da Bandeira, às 10h, e o Concerto da Banda São Cristóvão de Rio Tinto, às 10h30, no Largo do Mosteiro.

O encerramento das comemorações ficará a cargo do espetáculo “Canto de Intervenção”, no auditório da Escola Secundária e Básica de Rio Tinto.

Gondomar (São Cosme), Valbom e Jovim concentram iniciativas no dia da Revolução
A União das Freguesias de Gondomar (São Cosme), Valbom e Jovim vai realizar o tradicional hastear das bandeiras, com participação da fanfarra, nas Juntas de Freguesia de Jovim (9h), Valbom (9h30) e Gondomar (São Cosme) (10h).

Já durante a tarde, pelas 15h30, vai decorrer o concerto musical “O que faz falta”, protagonizado pela Associação José Afonso, no auditório da Universidade Sénior de Gondomar.

O espetáculo terá entrada gratuita.

Fânzeres e São Pedro da Cova comemoram Abril até maio
Em Fânzeres/São Pedro da Cova as comemorações do 43.º aniversário do 25 de Abril de 1974 terminam no dia 1 de maio, no Largo da Igreja de Fânzeres, com a Corrida da Liberdade, que terá partida às 9h.

Antes, os pontos altos serão as respetivas cerimónias institucionais das freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova, no dia 25 de abril. Em Fânzeres terá início às 9h e em São Pedro da Cova deverá iniciar às 10h30.

No dia 24 de abril terá lugar o espetáculo “Músicas das Revoluções”, no Auditório da Junta de Freguesia de São Pedro da Cova.

Junta de Baguim do Monte inaugura dois novos espaços
A Junta de Baguim do Monte irá promover as inaugurações do Auditório Carla Laranjeira, no dia 25 de abril, às 10h10 e da Avenida Doutor Almeida Santos, no dia 28 de abril, pelas 15h.

Desta forma, o dia 25 de abril terá início com o hastear da bandeira (10h). Segue-se a sessão solene com as respetivas intervenções políticas das forças representadas na Assembleia de Freguesia.

A entrega de prémios do concurso “Cravos de Abril” e das medalhas de mérito da freguesia terá início às 11h30, no salão nobre da freguesia.

Melres e Medas têm vasto programa para o dia 25 de abril
Um dia repleto de atividades. Assim será o 25 de abril na União das Freguesias de Melres e Medas.

As comemorações terão início às 10h com a realização da Caminhada Solidária da Liberdade, que irá beneficiar as obras da igreja.

Às 14h30 terá lugar o hastear da bandeira na sede do Rancho Folclórico as Ceifeiras Santa Maria de Medas. Por sua vez, às 17h30 terá lugar a entrega de lembranças, numa cerimónia oficial que contará com a presença de um representante de cada associação do território.

As festividades encerrarão às 18h com um concerto tributo a Zeca Afonso.

, , , , , , , ,