Gondomar comemora Semana Europeia da Juventude

Semana Europeia da Juventude 2015 / Direitos Reservados

Semana Europeia da Juventude 2015 / Direitos Reservados

De 4 a 9 de maio, Portugal comemora a Semana Europeia da Juventude. Um pouco por todo o país realizam-se mais de 100 sessões comemorativas e Gondomar não foge à regra.  

No dia 5 de maio, pelas 14h, o CINDOR –  Centro de Formação Profissional da Indústria de Ourivesaria e Relojoaria, organiza um evento sobre o “Erasmus +”, integrado na Semana Europeia da Juventude 2015. A iniciativa conta com a participação de 150 jovens e pretende trazer até às associações e jovens locais mais informação acerca das oportunidades Erasmus+, potenciando a dinâmica local das organizações de juventude. Dois dias depois, a 7 de maio, a Escola Secundária de Rio Tinto recebe a mesma iniciativa, voltando a abordar o tema “Erasmus +”, também pelas 14h.

A Semana Europeia da Juventude conta, em Portugal, com parceiros estratégicos como o Instituto Português do Desporto e Juventude, IP, os Governos das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, o Conselho Nacional de Juventude e a Federação Nacional das Associações Juvenis, para além de autarquias, associações locais, escolas e universidades por todo o país.

A nível local, nomeadamente para este evento, conta ainda com o apoio do CINDOR – Centro de Formação Profissional da Indústria de Ourivesaria e Relojoaria, Geoclube – Associação Juvenil de Ciência, Natureza e Aventura, o Conselho Municipal de Juventude de Gondomar e o Município de Gondomar.

Para o Diretor da Agência Erasmus+ Juventude em Ação, entidade responsável pela iniciativa, “esta foi desenhada para ser um momento ímpar para a participação dos jovens na construção do seu futuro e da sua Europa. Serão mais de uma centena de eventos, durante uma semana, em todos os distritos do país. Vamos estar ainda mais próximos da juventude para podermos ser parceiros na construção deste futuro que queremos melhor para todos.”

Em 2015, toda a Europa estará, em simultâneo, a comemorar a Semana Europeia da Juventude, com centenas de eventos e atividades, entre os dias 27 de abril a 10 de maio.

Num total de 33 países europeus diferentes serão organizados eventos e atividades para os jovens em torno dos temas da participação, inclusão e do emprego, a que se somam os eventos centralizados em Bruxelas.

, , , , , , ,