Gondomar cumpre metas do PERSU 2020

José Fernando Moreira - dezembro 2016

José Fernando Moreira, vereador do Ambiente da Câmara de Gondomar / Foto: Arquivo Vivacidade

A Câmara Municipal de Gondomar, a par dos municípios do Porto e de Espinho, cumpre atualmente os valores estabelecidos como metas para a reciclagem, no âmbito dos município da Lipor.

O Município de Gondomar está a cumprir os objetivos definidos no Plano Estratégico para a Gestão dos Resíduos Urbanos, no que diz respeito à gestão dos resíduos urbanos.

O documento, aprovado pela Agência Portuguesa do Ambiente, traça metas até 2020 e centra-se numa “gestão eficiente e sustentável dos resíduos gerados em meio urbano, através de novas estratégias de separação e reciclagem multimaterial, com um maior conforto para a separação dos resíduos pela população, comércio, serviços, instituições e escolas”, pode ler-se.

Desta forma, a Câmara de Gondomar, através do pelouro do Ambiente, tem apostado em diversas campanhas de reciclagem como, por exemplo, “Vamos começar pela nossa casa”. A iniciativa implementada em todos os gabinetes do Município, Juntas de Freguesia, Instituições Particulares de Solidariedade Social, PSP, GNR e Bombeiros Voluntários sensibilizou as organizações públicas e os seus colaboradores para uma cidadania ambiental saudável.

“Esse projeto foi a alavanca que nos ajudou a cumprir as metas definidas para o concelho de Gondomar. Em 2013, o concelho não era exemplo, contudo, começamos a destacar-nos a par dos municípios do Porto e Espinho”, afirma José Fernando Moreira, vereador do Ambiente da Câmara de Gondomar.

Entretanto, a autarquia está a preparar um projeto-piloto de recolha seletiva porta-a-porta residencial, que irá ser implementado em duas zonas distintas – São Pedro da Cova e Rio Tinto/Fânzeres/São Cosme. Será realizada a recolha em cerca de 3738 fogos.

“O novo projeto que vamos iniciar é mais um passo para cumprirmos com as metas municipais e nacionais”, reitera o autarca ao nosso jornal.

Recolha de Natal terá dois turnos
A Câmara de Gondomar tem prevista a realização de dois turnos de recolha de resíduos, no dia 24 de dezembro. Assim, o turno diurno vai decorrer mais cedo (das 7h às 13h) e turno noturno (das 14h às 19h), “dado os trabalhadores também terem de passar a noite de Natal em família”, informa a autarquia.

“É um período festivo, em que é produzido mais lixo, mas julgo que os gondomarenses vão separar os seus resíduos e ter essa consciência ambiental”, conclui José Fernando Moreira.

, , , ,