Gondomar em 64.º lugar no “ranking” da Transparência Municipal

Índice Transparência Municipal - maio 2018

Gondomar está em 64.º lugar no ranking de Transparência Municipal / Foto: Direitos Reservados

O Município de Gondomar ficou em 64.º lugar no Índice de Transparência Municipal (ITM). O “ranking” avalia a informação fornecida aos munícipes pelos 308 concelhos do país. 

A mais recente classificação do ITM coloca o Município de Gondomar no 64.º lugar, no que diz respeito à informação fornecida aos munícipes no site oficial desta autarquia. Desde 2013, Gondomar subiu 83 lugares na tabela que analisa as respetivas páginas de internet dos 308 concelhos do país.

O ITM é uma iniciativa da Transparência e Integridade, Associação Cívica (TIAC), que avalia o volume e o tipo de informação sobre a estrutura da autarquia, o seu funcionamento e atos de gestão, entre outros tópicos disponibilizados aos munícipes. Áreas de elevado risco de corrupção, como a contratação pública e o urbanismo, suscitam particular atenção dos autores do ITM.

Os concelhos são avaliados entre zero e 100 pontos, tendo em conta 76 indicadores possíveis. Estes são agrupados em sete dimensões: informação sobre a organização; composição social e funcionamento do município; planos e relatórios; impostos, taxas, tarifas, preços e regulamentos; relação com a sociedade; contratação pública; transparência económico-financeira; transparência na área do urbanismo;

Em 2018, o “ranking” volta a ser liderado por Alfândega da Fé, em igualdade pontual com Via do Bispo.

, ,