Gondomar escolheu representantes para o Concurso Nacional de Leitura

Concurso Nacional Leitura - fevereiro 2019

A fase concelhia do Concurso Nacional de Leitura teve lugar na Biblioteca Municipal / Foto: Direitos Reservados

Carlos da Silva (AE Infanta D. Mafalda); Vera Teixeira (AE de Júlio Dinis); e Rafael Silva (AE de Rio Tinto n.º 3), pelo 1.º Ciclo; Maria João Barros Valente (AE de Rio Tinto), Luna Marina Pacheco (AE de São Pedro da Cova) e Margarida Barbosa (AE de Júlio Dinis), pelo 2.º Ciclo; Ana Carolina Moreira (AE Nº. 1 de Gondomar), Lara Pinto Coelho (AE de Valbom) e Maria Beatriz Gomes (AE de São Pedro da Cova), pelo 3.º Ciclo; Inês Monteiro (Escola Secundária de São Pedro da Cova), Sara Catarina Dias Almeida (AE de Valbom) e Sara Silva (AE de Rio Tinto n.º 3), pelo Ensino Secundário, vão representar o Município de Gondomar no Concurso Nacional de Leitura (CNL).

Estes alunos foram eleitos vencedores da fase concelhia do CNL, tendo-se destacado entre os 60 candidatos oriundos dos vários agrupamentos de escolas existentes a efetuarem provas no auditório da Biblioteca Municipal de Gondomar.

O júri selecionou para esta fase do concurso os livros “A Noite de Natal”, “O Rapaz de Bronze”, “O Bojador” e “Contos exemplares – A Viagem e Retrato de Mónica”, numa homenagem a Sophia de Mello Breyner Andresen, autora de várias obras incluídas no Plano Nacional de Leitura. Este ano comemora-se o centenário do seu nascimento.

Os alunos selecionados na fase concelhia passam agora à fase intermunicipal, que se realizará na Biblioteca Almeida Garret, no Porto, em data ainda a definir entre 7 de março e 30 de abril. Nessa fase serão apurados dois alunos por Comunidade Intermunicipal/Área Metropolitana em cada nível de ensino para competirem na final nacional que se realizará no dia 25 de maio, em Braga.

, ,