Gondomar está a celebrar os 44 anos de democracia e liberdade

25 de Abril - abril 2018

José Adelino Maltez deu início às comemorações do Município de Gondomar / Foto: Direitos Reservados

O 25 de Abril de 1974 está a ser recordado no concelho de Gondomar. Em todas as freguesias há atividades que evocam a efeméride que libertou Portugal do Estado Novo.

O programa das comemorações do 25 de Abril já arrancou. Em Gondomar, a democracia e a liberdade estão a ser assinaladas em diversas frentes, com atividades organizadas pelo Município, Juntas de Freguesia e coletividades do concelho.

No dia 16 de abril, José Adelino Maltez visitou a Casa Branca de Gramido, dando início às tradicionais Conferências de Abril, organizadas pela Câmara de Gondomar.

O professor catedrático do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa admitiu que “cada um tem o seu 25 de Abril”.

José Adelino Maltez recordou que no dia da revolução estava em exames na faculdade em Coimbra, de onde é natural, e que só se apercebeu das movimentações pelo final da tarde.

O politólogo considerou ainda que Portugal conserva e cultiva como poucos, a “estabilidade da sua política internacional”. “A excelente classificação internacional que Portugal tem não se deve à produção, mas é fruto da excelente gestão de dependências”, afirma José Adelino Maltez.

Segue-se Adriano Moreira, ex-ministro do Ultramar, professor universitário e ex-presidente do CDS-PP, que visita o mesmo espaço a 23 de abril, pelas 21h30.

“A confirmação do professor Adriano Moreira é uma excelente adição ao nosso painel de convidados. É um homem com uma grande experiência acumulada, quer antes do 25 de Abril quer depois. É uma figura que consegue ter um respeito de todos os quadrantes políticos e que recolhe uma opinião positiva da generalidade das pessoas, apesar de ter estado ligado ao antigo regime com responsabilidades acrescidas. Vamos estar perante uma personalidade singular em Portugal”, afirma Luís Filipe Araújo, vice-presidente da Câmara de Gondomar.

As comemorações do Município ficarão completas com o concerto do músico Paulo de Carvalho, no dia 21 de abril, pelas 21h30, no Auditório Municipal de Gondomar. Segue-se a sessão solene, a 25 de abril, pelas 10h, na Câmara Municipal de Gondomar. O último ato fica reservado para o concerto da Banda Musical de São Pedro da Cova, Grupo Coral Vox Populi e Coro da Amizade, no dia 1 de maio, no Auditório Municipal.

Freguesias apresentam programa das comemorações
Na União das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova, as comemorações do 25 de Abril de 1974 começaram no final de março e vão prolongar-se até ao início de maio. Na agenda estão ainda a Caminhada da Liberdade (22 de abril), o Espetáculo “Melodias de Abril” (24 de abril), a Conferência “A paz e os valores de Abril” (29 de abril) e a Corrida da Liberdade (1 de maio). A sessão solene está reservada para as 10h30 do dia 25 de abril, no auditório da Junta de Freguesia de São Pedro da Cova.

Em Rio Tinto, a festa da liberdade começa a 20 de abril com o decorrer de uma Assembleia de Freguesia Especial dedicada às escolas da freguesia, no salão nobre da Junta. A sessão solene volta a realizar-se na noite de 24 de abril, no mesmo local. No dia da Revolução dos Cravos, realiza-se o hastear das bandeiras (10h) e o concerto da Banda de São Cristóvão de Rio Tinto (10h30). O último ato fica reservado para o Centro Cultural de Rio Tinto com nova sessão das Conversas Culturais, dedicada ao tema “25 de Abril: duas gerações”. O evento terá lugar a 27 de abril, pelas 21h15.

Na União das Freguesias de Gondomar (São Cosme), Valbom e Jovim, as comemorações vão fazer-se nos três edifícios da autarquia. Primeiro em Jovim (9h), depois em Valbom (9h30) e, por fim, em São Cosme (10h), as bandeiras vão ser hasteadas, no dia 25 de abril. Às 10h30, terá início a Regata 25 de Abril, no Clube Naval Infante D. Henrique.

Em Baguim do Monte, a 25 de abril, pelas 10h, tem lugar a sessão solene da Junta de Freguesia, no auditório Carla Laranjeira. A iniciativa contará com intervenções políticas de todas as forças representadas naquele órgão autárquico. Seguir-se-á a entrega de medalha de mérito desportivo a Beatriz Pacheco Mendonça, a entrega de medalhas alusivas ao 25 de Abril e a entrega de prémios do concurso “Revolução de Abril”. Durante a tarde, terá lugar o torneio de futsal “25 de Abril”, no Pavilhão Municipal de Baguim do Monte.

, , , , , , , ,