Gondomar está prestes a entrar no espírito natalício

Natal em Gondomar - novembro 2018

Em Gondomar, as luzes de Natal acendem-se no dia 4 de dezembro / Foto: Arquivo Vivacidade

No início do próximo mês, Gondomar vai contar com um conjunto de iniciativas alusivas à época natalícia. Município, autarquias e coletividades vão unir esforços para abrilhantar o concelho e dar as boas-vindas ao Natal. 

À semelhança de anos anteriores, a Câmara Municipal de Gondomar vai promover, de 1 de dezembro a 6 de janeiro, a campanha “Neste Natal Compre + Local”. A iniciativa que serve de incentivo ao comércio tradicional deverá contar novamente com cerca de 700 aderentes, à semelhança do ano passado.

Assim, repete-se a atribuição de cupões aos clientes em compras iguais ou superiores a 24,99 euros, a par da instalação de iluminação e colocação de tapetes alusivos à época natalícia nas lojas aderentes.

“O objetivo é criarmos hábitos de consumo no comércio local. É importante que se perceba que esta iniciativa não visa apoiar diretamente os comerciantes, mas sim incentivar os consumidores para que consumam nas unidades de comércio tradicional do concelho”, explica Carlos Brás, vereador do Município de Gondomar.

A principal novidade assenta na oferta de um brinde direto, um saco para compras, aos clientes que superem o valor mencionado. Os clientes ficam ainda habilitados a raspar um cupão que lhes poderá garantir outros prémios.

O programa “Neste Natal Compre + Local” está presente em todo o território gondomarense e é completado com a inauguração da árvore de Natal, que este ano ficará instalada junto ao Largo do Souto, em Gondomar (São Cosme). As luzes vão acender-se no dia 4 de dezembro, ao final da tarde.

Em Rio Tinto, a Junta de Freguesia também aposta forte nesta época do ano. A ideia é expressa na instalação de um circo sem animais, na Avenida da Conduta. O espaço vai receber dezenas escolas e coletividades riotintenses durante o próximo mês.

A época fica também marcada pelo regresso do Concurso Árvores de Natal Solidárias. À semelhança de anos anteriores, a exposição ficará patente no Largo do Mosteiro, entre os dias 7 de dezembro e 6 de janeiro.

“Para nós, é a altura do ano em que colocamos o maior número de recursos ao serviço da comunidade. Este ano vamos ter uma novidade, a chegada do Pai Natal à Quinta das Freiras. Será uma iniciativa dedicada aos mais novos. A par disso, vamos ter ainda a iluminação e a tradicional árvore de Natal construída pelos funcionários desta autarquia”, garante Nuno Fonseca, presidente da Junta de Rio Tinto.

Em Fânzeres/São Pedro da Cova, a autarquia vai premiar os mais novos com um conjunto de pequenos espetáculos circenses com direito a uma prenda para cada uma das crianças.

“A juntar a isso temos as árvores de Natal, feitas pelas várias instituições escolares, que vão decorar as rotundas do nosso território. Após esse trabalho, cada escola terá direito a um vale de 65 euros para descontar em material escolar nas papelarias e drogarias do nosso território”, afirma Pedro Miguel Vieira, presidente da União das Freguesias.

A par desta iniciativa, estão também previstas duas Festas de Natal, uma em São Pedro da Cova (8 de dezembro) e outra em Fânzeres (15 de dezembro). As tradicionais Oficinas de Natal, na Biblioteca de Fânzeres e no Museu Mineiro, vão decorrer entre os dias 17 e 21 de dezembro.

“Sabemos que para alguns este é o melhor momento do ano e uma oportunidade para conviverem com outras pessoas. Por isso, apostamos em grande medida nestas iniciativas natalícias”, sintetiza o autarca.

Associação Donas de Casa de Gondomar e Universidade Sénior de Gondomar também assinalam o Natal
No dia 5 de dezembro, a Associação Donas de Casa de Gondomar vai inaugurar o presépio artesanal, pelas 17h30, na Junta de Freguesia de Valbom,

Por sua vez, a Universidade Sénior de Gondomar vai promover a tradicional Festa de Natal, no dia 7 de dezembro, pelas 21h15, no Auditório Municipal de Gondomar. O evento tem entrada gratuita.

, , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.