Gondomar homenageou mais de 50 voluntários

Gala do Voluntariado - dezembro 2018

A 2ª Gala de Voluntariado homenageou 50 voluntários / Foto: Pedro Santos Ferreira

O Município de Gondomar prestou, pelo segundo ano consecutivo, homenagem aos voluntários do Banco Local do Voluntariado numa iniciativa realizada a 5 de dezembro, no Auditório Municipal.  

Mais de 50 voluntários foram homenageados pela Câmara Municipal de Gondomar na 2ª Gala do Voluntariado. A iniciativa visou reconhecer o importante contributo dos aderentes do Banco Local do Voluntariado (BLV), que tiveram grande importância em 2018.

A sessão terminou com a entrega do passaporte do voluntariado a todos os que marcaram presença no Auditório Municipal de Gondomar, mas antes contou com o contributo de Sónia Fernandes, fundadora da Pista Mágica, a primeira escola de voluntariado do país, sediada em Rio Tinto.

A experiente voluntária relatou algumas das suas missões e deixou evidente a importância de ser voluntário no dia a dia, uma decisão que, de acordo com a convidada de honra da 2ª Gala do Voluntariado, “pode fazer a diferença na vida das pessoas”.

“Comecei a ser voluntária aos 14 anos. Desde cedo, em casa, os meus pais passaram-me essa ideia de ajudar os outros. Sempre convivi com situações de vulnerabilidade e nunca me conformei com isso. Fui para os escoteiros e foi a melhor escola de cidadania que poderia ter tido”, recordou Sónia Fernandes.

Sónia esteve em várias missões internacionais de voluntariado e trouxe os exemplos vivenciados em Timor, Moçambique, no Togo… países onde trabalhou com as Nações Unidas e União Europeia, entre outras entidades.

“Entretanto, decidi que era necessário criar uma organização para formar voluntários. Quando estamos em contacto com pessoas mais vulneráveis, precisamos da melhor preparação possível. Seja em problemas simples ou mais complexos”, acrescentou Sónia Fernandes, lembrando que foi desta forma que o sonho da Pista Mágica aconteceu.

Após a conferência, moderada por Cláudia Vieira, adjunta da presidência na Câmara Municipal de Gondomar, atuou o músico Tiago Nacarato, ex-concorrente do programa The Voice Portugal.

No encerramento da iniciativa, Marco Martins, presidente da Câmara de Gondomar, saudou todos os voluntários do BLV, “que praticam diariamente atos em prol da comunidade gondomarense”.