Gondomar implementou recolha porta a porta residencial em São Pedro da Cova

O Bairro Mineiro, na freguesia de São Pedro da Cova, foi o local escolhido para o lançamento do mais recente projeto da Lipor em Gondomar. Ali e noutros locais do concelho passa a existir uma recolha seletiva porta a porta residencial. 

No total, são 3783 fogos abrangidos pela campanha de recolha porta a porta residencial da Câmara de Gondomar/Lipor. A ação vai abranger cerca de 9.200 habitantes de São Pedro da Cova, Rio Tinto (Areias e Soutelo), São Cosme (Cooperativa Funcionários Judiciais e Portelinha). O lançamento da campanha fez-se a 26 de março, no Bairro Mineiro, em São Pedro da Cova.

Objetivo? Instalar recipientes multimaterial porta a porta, devidamente identificados com chip, que permitam reciclar papel, cartão, plástico, metal, vidro e indiferenciados, em detrimento dos contentores do lixo e moloques de reciclagem.

“Este é um momento importante para nós. Escolhemos o Conjunto Habitacional Mineiro para iniciarmos aqui a mudança de paradigma da reciclagem no nosso concelho. Esperamos que cada um de vocês contribua para este projeto e que se torne uma ideia de sucesso. Queremos cumprir as metas municipais que inscrevemos no PERSU 2020”, afirmou José Fernando Moreira, vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Gondomar.

O autarca foi acompanhado por Marco Martins, edil gondomarense, na ambição de cumprir as metas ambientais, no compromisso assumido com a Lipor.

“Hoje estamos a dar um passo muito importante para um futuro mais risonho. No passado, este conjunto habitacional foi muito mal visto, mas queremos dar um exemplo de que conseguimos melhorar, nomeadamente no que toca à separação de resíduos”, referiu Marco Martins, após recordar o investimento de 150 mil euros, financiados pela Lipor e fundos comunitários.

O sistema implementado permitirá saber quanto é que cada utilizador produz de lixo, tendo por base a lógica do utilizador/pagador com ciclos de recolhas para as diferentes tipologias de material reciclado.

Durante o lançamento da campanha, que contou com a presença de Francisco Leite, presidente da administração da Lipor, os habitantes do Conjunto Habitacional Mineiro foram também sensibilizados para uma correta separação, periodicidade das recolhas, procedimentos de deposição e mais-valias do novo sistema de reciclagem.

Associado ao mote “Reciclar é dar+”, refira-se que a par da reciclagem, a campanha da Lipor e da Câmara de Gondomar tem ainda uma componente solidária, pois os resíduos recicláveis recolhidos reverterão a favor das associações de bombeiros voluntários do concelho, caso sejam atingidas as metas previstas.

, , , , , ,