Gondomar recebe alunos das escolas da Área Metropolitana do Porto

CriAtividade - abril 2018

Aurora Vieira é a responsável pelo pelouro da Educação no Município de Gondomar / Foto: Pedro Santos Ferreira

No dia 21 de abril, entre as 9h e as 18h, o Multiusos de Gondomar vai receber alunos das 17 escolas da Área Metropolitana do Porto (AMP). Os jovens vão responder a desafios práticos que devem ser resolvidos num curto espaço de tempo.

O Pavilhão Multiusos de Gondomar vai receber um projeto piloto nas escolas, intitulado CriAtividade, que vai juntar neste equipamento centenas de alunos de 17 municípios da AMP. A premissa é simples e prevê que os estudantes sejam divididos em cerca de 60 células de trabalho, com vista a responder aos desafios práticos que lhes serão colocados num curto espaço de tempo, recorrendo a competências como trabalho colaborativo, pensamento crítico e capacidade de tomada de decisão.

“Este evento vem posicionar Gondomar como referência na área da Educação na AMP. Vamos ter a oportunidade de ver o que melhor se faz nas escolas e contamos receber, pelo menos, uma escola por concelho”, afirma Aurora Vieira, vereadora da Educação da Câmara Municipal de Gondomar. 

“Democracia e Participação” em debate
A 23 de abril, o Auditório Municipal de Gondomar vai acolher o seminário “Democracia e Participação”, a partir das 9h30. O evento é de âmbito nacional e resulta da presidência da Câmara de Gondomar no núcleo de Cidadania e Participação da Rede das Cidades Educadoras.

“Vamos receber municípios que têm projetos em diversas áreas. O objetivo passa por debater temas da atualidade como a participação das mulheres e o envolvimento ou afastamento dos jovens, entre outros. Vai ser uma importante partilha de experiências municipais”, explica Aurora Vieira.

Rede Gondomar Qualifica organiza 1.º Seminário
No dia 24 de abril, em véspera do Dia da Liberdade, o auditório do CINDOR recebe o 1.º Seminário da Rede Gondomar Qualifica, subordinada ao tema “Nos caminhos da qualificação e da empregabilidade”.

O encontro terá início às 9h e vai contar com as presenças de João Costa, secretário de estado da Educação, Gaspar Ferreira, da Ordem dos Psicólogos, Carla Vale, diretora do Centro de Emprego de Gondomar, Carolina Ferreira, chefe de divisão da Cidade das Profissões da Câmara Municipal do Porto, entre outros convidados.

, , , ,