Gondomar tem nova viatura de recolha seletiva de recicláveis

Nova viatura do concelho de Gondomar / Foto: Pedro Santos Ferreira

A Lipor investiu 1,9 milhões de euros em novas viaturas para a recolha seletiva de recicláveis nos seus municípios. No dia 12 de julho, Gondomar foi beneficiado com uma nova viatura movida a gás natural.

O auditório da Lipor acolheu a cerimónia de entrega das novas viaturas de apoio à promoção da recolha seletiva de resíduos recicláveis e orgânicos aos municípios que integram a instituição. A iniciativa contou com a presença de Carlos Martins, secretário de Estado do Ambiente, que se mostrou “orgulhoso do trabalho desenvolvido nos últimos 20 anos”.

“Hoje somos modelo de referência ao nível ambiental e servimos de lição a outros países. Importa sinalizar que a Lipor tem estado sempre a correr atrás de novas metas e estas viaturas surgem para antecipar uma obrigação que surgirá brevemente”, lembrou o representante do Governo português.

No total, foram entregues 13 viaturas, das quais nove são movidas a gás natural, tendo, uma delas, sido adjudicada ao Município de Gondomar.

“A mais-valia desta viatura é o facto de ser mais silenciosa e mais cuidada em termos ambientais. O nosso objetivo, aliado à consciência ambiental dos cidadãos, é otimizar cada vez mais os nossos serviços. Estamos satisfeitos com a aposta que fizemos na recolha porta-a-porta residencial, medida em que apostamos recentemente”, recorda José Fernando Moreira, vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Gondomar.

O investimento da Lipor, que rondou os dois milhões de euros, foi financiado pelo Programa POSEUR e visa reforçar a aposta na recolha seletiva de materiais recicláveis, a par de uma busca por soluções alternativas que ajudem a diminuir a poluição do ar e o ruído nos grandes centros urbanos.

, , , ,