A atleta do Gondomar Futsal Clube, Lucinda Sousa, foi a melhor atleta nacional no Campeonato do Mundo de Trail Running, terminando a prova The Lake Annecy MaXi Race Trail Run, em França, na 30.ª posição.
A campeã nacional de Ultratrail, Lucinda Sousa concluiu assim os 85 quilómetros da prova [ com 5300 metros de desnível positivo] em 11h41m02.
A gondomarense sofreu uma queda na partida, que provocou uma fratura na rótula, limitando a atleta durante toda a prova, especialmente nas descidas. A vencedora do UltraTrail foi a francesa Nathalie Mauclair e as portuguesas Susana Simões e Júlia Conceição terminaram o percurso em 43.ª [12h17m32] e 66.ª [13h42m23], respetivamente. Ester Alves desistiu.
Ao Vivacidade, Lucinda Sousa admite que não desistiu apesar das dificuldades após a queda. “A prova correu muito bem, dentro dos possíveis. A fratura da rótula foi logo no arranque – nos primeiros 30 metros – e a partir daí as subidas foram-se fazendo e as descidas com muita dificuldade. A chegada à meta foi difícil”, explica.
A atleta ficou contente com o resultado obtido apesar de considerar que poderia ter ido mais longe, caso não tivesse fraturado a rótula. “Tentei gerir a prova dentro do possível mas na fase final fui ultrapassada. A classificação poderia ter sido muito melhor”, admite a gondomarense. “O próximo passo agora é recuperar da lesão e lutar para ir à prova do Monte Branco, em agosto”, acrescenta Lucinda Sousa.
No masculino, Hélder Ferreira foi o melhor português, 64.º lugar, com o tempo de 10h24m51, a 2h08m13 do campeão mundial, o francês Sylvain Court. Luís Mota terminou em 80.º (10h49m44) e Nuno Silva registou a 97.ª posição (11h25m54).