Governo confirma construção do Centro de Saúde de Baguim do Monte

Terreno para a construção do Centro de Saúde / Foto: Ricardo Vieira Caldas

Terreno para a construção do Centro de Saúde / Foto: Ricardo Vieira Caldas

Está confirmado. O Estado Português vai investir um total de 13 milhões de euros, provenientes do Orçamento do Estado, na construção de 11 novos centros de saúde nos distritos de Aveiro, Braga e Porto, alguns dos quais ficarão concluídos ainda este ano. A informação foi avançada pelo jornal Público e o Centro de Saúde de Baguim do Monte está na lista dos investimentos previstos pelo Governo.

Segundo o Público, o vice-presidente do grupo parlamentar do PSD Miguel Santos anunciou esta segunda-feira que “há unidades de cuidados de saúde primários que estão em diferentes fases de desenvolvimento, encontrando-se em fase mais adiantada as de São Martinho do Campo (em Santo Tirso), e de Argoncilhe (em Santa Maria da Feira) já em construção. Deste pacote, há ainda três que já viram os concursos públicos publicados em Diário da República (em Martim, Barcelos, outra em Braga e uma última em Vilar de Andorinho, em Vila Nova de Gaia).”

O presidente da Junta de Freguesia de Baguim do Monte, Nuno Coelho, já havia confirmado a obra anteriormente e apontado o início da construção para dezembro de 2014 mas só agora o Governo confirma o lançamento do concurso num “espaço de um mês e meio”.

De acordo com a informação divulgada pelo Público, Miguel Santos acredita que, “em média, os centros de saúde em causa vão servir entre quatro a cinco mil utentes e têm um tempo médio de construção de seis meses a um ano, variando, por isso, o ponto em que deverão estar terminadas as obras.” “Destacava aqui sobretudo a capacidade que o Governo, através da ARS-N, teve de mobilizar um plano de investimentos de 13 milhões de euros para a construção de unidades de cuidados de saúde primários fundamentais e que muitas delas se encontravam na gaveta há algumas décadas”, disse ainda o deputado.

, , , ,