Governo disponibiliza 12 milhões de euros para remover resíduos perigosos

Resíduos Perigosos - julho 2017

O Governo aprovou a verba para a remoção total dos resíduos perigosos / Foto: Arquivo Vivacidade

O Governo vai disponibilizar 12 milhões de euros para a remoção das toneladas de resíduos perigosos depositados nas antigas minas de carvão de São Pedro da Cova.

O Governo publicou em Diário da República a verba que será inscrita no orçamento de investimento da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), mediante apoio atribuído pelo Fundo Ambiental. Desta forma, fica confirmado o investimento de 12 milhões de euros anunciado em junho pelo ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes.

O documento estabelece ainda um cronograma de investimento a três anos: 300 mil euros em 2017, seis milhões em 2018 e 5,7 milhões em 2019.

No texto, é também destacado que a Agência Portuguesa do Ambiente “dará todo o apoio necessário na preparação e acompanhamento da intervenção”, incluindo o encaminhamento dos resíduos para “destino final adequado” às suas características.

Em tribunal, segue a acusação do Ministério Público face a seis arguidos pela prática de um crime doloso de poluição, estando em causa nomes de gestores ligados às sociedades que lideraram a deposição.

, , , ,