História do Parlamento em exposição no Auditório Municipal

Exposição Assembleia da República

A exposição esteve patente na Sala Júlio Resende / Foto: Pedro Santos Ferreira

A exposição “Breve História do Parlamentarismo Português” passou pela Sala Júlio Resende do Auditório Municipal de Gondomar. A mostra foi concebida pelo Museu da Assembleia da República.

A exposição itinerante do Museu da Assembleia da República, que tem andado por vários espaços municipais do país, passou pelo Auditório Municipal de Gondomar entre os dias 12 e 28 de janeiro. A mostra conta a história dos espaços ocupados pela Assembleia da República e do parlamentarismo em Portugal desde 1834.

No total, são 25 painéis que relatam a evolução política do órgão de soberania português desde os tempos do liberalismo, traçando ainda a evolução do edifício desde as origens como mosteiro beneditino.

“É sempre oportuno termos referências à casa da democracia”

Na inauguração da exposição, Luís Filipe Araújo, vice-presidente da Câmara de Gondomar, salientou a importância da mostra para o concelho. “É sempre oportuno termos referências à casa da democracia aqui no concelho. É uma forma de darmos a conhecer o Parlamento e a sua história. Trata-se de uma exposição itinerante que percorre o país e mal tivemos a oportunidade de a trazer para Gondomar, tudo fizemos para que isso acontecesse”, explicou o autarca.

A inauguração contou também com a presença de Teresa Silva, conservadora do Museu da Assembleia da República, e Francisco Távora, técnico superior do Parlamento.

, , , ,