Iberanime 2013: o Japão trouxe milhares de pessoas a Gondomar

O Iberanime reuniu cerca de 10 mil visitantes no Multiusos de Gondomar / Foto: Pedro Santos Ferreira

O Iberanime reuniu cerca de 10 mil visitantes no Multiusos de Gondomar / Foto: Pedro Santos Ferreira

Durante dois dias, a cultura pop japonesa marcou presença no Pavilhão Multiusos. Os fãs das séries de desenhos animados, bandas desenhadas e videojogos japoneses reuniram-se para um fim-de-semana repleto de atividades, concursos e diversão. André Manz, responsável pela produtora do evento promete dar continuidade à realização do Iberanime em Gondomar.

Geeks, Cosplayers, Retro-gamers, Board-Gamers e Otakus, são as designações atribuídas aos aficionados por tecnologia, personagens de manga [banda desenhada japonesa] videojogos antigos, jogos de tabuleiro modernos e desenhos animados japoneses, respetivamente. Todos marcaram presença no Iberanime OPO 2013, que durante os dias 12 e 13 de outubro, trouxe ao Pavilhão Multiusos a cultura pop japonesa.

Por Gondomar passaram mais de 10 mil visitantes, no evento que “tem crescido anualmente”, segundo André Manz, o responsável pela Manz Produções, produtora do evento. “O evento tem triplicado o número de visitas anualmente. As últimas edições foram um sucesso e através dos primeiros visitantes, vieram os amigos”, refere.

Surpreendido pelo número de visitantes ter ultrapassado a edição de abril, realizada em Lisboa, André Manz sublinha a intenção de continuar em Gondomar “até porque existem mais dois anos de contrato”. Um dos principais destaques desta 4ª edição em Gondomar, 6ª no Porto, foi o World Cosplay Summit, concurso que veio pela primeira vez a Portugal, eleger o melhor disfarce de uma personagem japonesa. O júri elegeu uma dupla portuguesa que irá marcar presença em Nagoya, no próximo ano.

O evento contou ainda com um parque de diversões instalado para agradar aos mais jovens e aos adultos com videojogos antigos, sushi, bonsai, cursos de origami – arte japonesa de dobrar o papel – concertos, concursos, passatempos e exposições.

,