Iberanime: convenção de manga e anime regressou ao Multiusos de Gondomar

Iberanime - outubro 2017

O Iberanime regressou ao Multiusos de Gondomar / Foto: Pedro Santos Ferreira

O maior evento nacional dedicado à cultura pop japonesa regressou, nos dias 21 e 22 de outubro, ao Pavilhão Multiusos de Gondomar. A iniciativa contou com a presença de milhares de visitantes.  

Dois anos depois, o Iberanime Porto voltou a Gondomar. O universo nipónico esteve representado nas suas diversas variantes: manga, anime e cosplay em destaque.

Este ano, Yaya Han, Christine Dallaire-Dupont ou Nunumi e Neeko foram alguns dos principais nomes a pisar solo português, num evento que esgotou, à semelhança das edições anteriores.

De acordo com André Manz, responsável da Manz Produções, o regresso a Gondomar “nunca esteve em causa”. “Na verdade nós nunca saímos de Gondomar. A única coisa que fizemos foi renovar o evento para os visitantes, mas o nosso regressa já estava previsto. Trabalhar com o Município de Gondomar tem sido um privilégio”, aponta o mentor do Iberanime.

O evento dividiu-se em três áreas, como vem sendo habitual: JPop, Cultura Japonesa e IA!Plus. JPOP para os verdadeiros fãs das séries de anime, dos concursos de cosplay e de manga. A Cultura Japonesa para todos os que quiseram, durante umas horas, teletransportar-se para o Japão, com os rituais mais tradicionais e característicos do mundo asiático. O IA!Plus ficou marcado pelas componentes multimédia e BD. Neste espaço foi possível assistir a workshops de som e imagem e ver os heróis de BD de qualquer fã.

4Gamers: evento de gaming associou-se ao Iberanime
O maior evento de videojogos do país associou-se, este ano, ao Iberanime Porto. A iniciativa contou com o maior torneio de Nintendo em Portugal, workshops e muitas horas de jogos.

A passagem do evento por Gondomar ficou também marcada pelas presenças dos youtubers Maluco Beleza (Rui Unas), Gato Galático, VenomExtreme, Fever e Zordz.

Nesta edição do 4Gamers regressaram também os torneios de League of Legends e Counter-Strike.

“Apostamos novamente no gaming com a criação de uma tenda com cerca de 1200 metros quadrados. No total, entre Iberanime e 4Gamers reunimos mais de 80 expositores no Multiusos de Gondomar. No próximo ano estamos de volta”, conclui André Manz.

, , , , ,