Imagem Peregrina de Fátima visita Gondomar

Padre Alípio Barbosa / Foto: Pedro Santos Ferreira

Padre Alípio Barbosa / Foto: Pedro Santos Ferreira

A Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima vai visitar Gondomar entre os dias 26 e 27 de abril. A solene procissão de velas está marcada para as 21h do dia 26.

A Vigararia de Gondomar vai receber a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima. No dia 26 de abril, pelas 11h30, está prevista a chegada da Imagem Peregrina à Igreja de Baguim do Monte e a respetiva celebração de acolhimento. Pelas 13h a Imagem partirá em cortejo solene para a Igreja Jubilar Vicarial de S. Cosme. Durante o dia está prevista a deslocação para o Hospital-Escola da Universidade Fernando Pessoa. À noite, pelas 21h, realiza-se a solene procissão de velas pelas ruas da cidade de Gondomar, com partida da Igreja Jubilar e passagem pelos Bombeiros e Câmara Municipal.

A procissão, ponto alto das solenidades, termina no local de partida com a oferta das flores feitas pelas crianças e adolescentes da catequese da Vigararia e respetivos familiares.

No dia 27 de abril, durante a manhã, realiza-se a despedida da Imagem que partirá para o Quartel do Carmo, no Porto, acompanhada por um cortejo automóvel.

A iniciativa está inserida no Ano Santo da Misericórdia. O Jubileu Extraordinário foi convocado pelo papa Francisco e termina no dia 20 de novembro. “Os anos santos são uma tradição do povo de Deus no Antigo e no Novo Testamento. Servem para comemorar a morte e ressurreição do senhor e existem anos santos extraordinários, como é o caso deste. Este Ano Santo é, no entender do papa Francisco, uma oportunidade para redescobrirmos o rosto misericordioso de Deus e esse rosto é Jesus”, esclarece o padre Alípio Barbosa.

 

, , , ,