In Skené apresentam “aD hOMINEm” no Auditório Municipal de Gondomar

Elenco "aD hOMINEm" dos In Skené

O elenco da peça que vai estar em cena no Auditório Municipal / Foto: Pedro Santos Ferreira

“aD hOMINEm” é a mais recente peça do grupo In Skené – Teatro de Amadores. O espetáculo está em cena até dia 27 de fevereiro no Auditório Municipal de Gondomar. Ao Vivacidade, Sofia Araújo, encenadora, destaca “o desafio de pegar numa história verdadeira”.

“El Bálsamo de Dios”, de Carlos Boves, foi o ponto de partida do grupo In Skené – Teatro de Amadores para a mais recente peça intitulada “aD hOMINEm”. O espetáculo é uma tradução e adaptação da encenadora Sofia Araújo e traz ao Auditório Municipal de Gondomar uma leitura inédita no qual Homem e Poder enfrentam-se numa luta intemporal, com base na história real de Cayetano Ripoli, o último executado da inquisição espanhola.

“Temos vindo a trabalhar peças de época e queremos fazer passar a mensagem que não há injustiça, intolerância ou outros sentimentos restritos a uma época e que o ser humano não muda assim tanto”, afirma Sofia Araújo, em entrevista ao Vivacidade.

Para a encenadora, a peça “torna-se atual” pelos sinais de intolerância religiosa vividos atualmente. “A adaptação resulta de uma tentativa de cruzar a atualidade com o passado, tudo isto com o pressuposto de fazer refletir sobre a repressão, neste caso religiosa”, esclarece Sofia Araújo.

A peça “aD hOMINEm” estará em cena até ao dia 27 de fevereiro.

“Procuramos encontrar nas personagens o que existe em nós”

Para o grupo que vai representar a peça em cima do palco, a missão principal reside na capacidade de “encontrar nas personagens o que existe em nós”. O elenco, composto por sete atores salienta ainda a atualidade da peça como um fator diferenciador do espetáculo.

Elenco da peça:
Adelino Moreira
Ana Catarina Vigário
Andrés Otaiza
Mafalda Duarte
Pedro Ferreira
Tiago Moreira
Xavier Neves

Preços do espetáculo:
Normal – 4 euros;
Estudante/Escolas – 2 euros;
Sócio In Skené – 2 euros;
Dia do espectador (25 de fevereiro) – 2 euros;

, , , ,