In Skené apresentam “Fumo” nos dias 8 e 9 de dezembro

In Skené - novembro 2017

João Ferreira, encenador da peça “Fumo” / Foto: Pedro Santos Ferreira

A In Skené – Companhia de Teatro vai levar a cena uma sessão dupla de espetáculos solidários, nos dias 8 e 9 de dezembro, no Auditório Municipal de Gondomar. “Fumo” é o nome da peça.  

“Um teatro em chamas enche a cidade de fumo, que para e o observa”. É este o mote para o espetáculo que os In Skené vão apresentar no Auditório Municipal de Gondomar.

A peça “Fumo” retrata uma companhia de atores que procura criar o espetáculo perfeito, “o derradeiro momento”. “O encenador, que os observa, incita à representação através da verdade absoluta, num jogo perigoso que leva atores numa viagem surreal”, descreve a sinopse da peça.

Para João Ferreira, encenador, dramaturgo e cenógrafo do “Fumo”, o espetáculo resulta “de uma experiência no Exercício Final de 2013”. “Esta é uma composição original da minha autoria. Tivemos um primeiro ensaio em 2013, mas desta vez vamos ver um espetáculo diferente. Nesta versão os atores decidem revoltar-se e construir um espetáculo que expressa a sua revolta contra o anúncio de encerramento do teatro. Os atores estão praticamente sempre em palco e isso também foi um exercício de maior exigência”, afirma o encenador.

A entrada no espetáculo terá um custo de dois euros que irão reverter na totalidade em donativos para a construção de cabazes de produtos de higiene a doar a famílias carenciadas de Gondomar.

Companhia de Teatro estabeleceu protocolo internacional
A In Skené está a desenvolver um protocolo de residência artística junto de uma companhia de teatro profissional de Lyon, França. O desafio partiu do ator Carlos Vieira e irá ganhar forma no início do próximo ano com a vinda de dois atores franceses para Gondomar.

“Este projeto resulta da importância de descentralizar a Cultura. Aceitamos este desafio e vamos contar com o apoio da Câmara Municipal de Gondomar. Reconhecemos que era muito mais fácil fazer esta parceria em Lisboa ou no Porto, mas ficamos satisfeitos por terem acreditado em nós”, conclui João Ferreira.

A parceria vai resultar num espetáculo de teatro que será apresentado no Auditório Municipal de Gondomar e levado, posteriormente, para Lyon.

, , , , , ,